Foto de uma rua no Rio de Janeiro, provavelmente Gamboa. Apenas calçamento, sem passagem para carros. Ao fundo, sobrados e casas do Rio Antigo, ainda preservadas. Céu azul. Em primeiro plano, na foto, um casal de porta-bandeira e mestre-sala. À direita, o mestre-sala: homem negro, vestido com a roupa de marinheiro que as crianças usam nas festas de carnaval: calças brancas, bata branca de mangas compridas, gola azul, gravata vermelha e quepe branco. Ele estende o braço e a mão direita para o alto, e, na altura do ombro esquerdo, o braço está estendido e segurando a mão da porta-bandeira. À esquerda do mestre-sala, segurando sua mão, a porta-bandeira: uma mulher negra, turbante estampado, bata de mangas curtas branca, um comprido colar cor de abóbora, avental branco, saia rodada estampada de marrom e amarelo. Em sua mão esquerda, ela carrega uma bandeira do Brasil, cuja haste está apoiada em seu quadril

15 e 22 de junho (5as-feiras)
às 18h

1º de julho (sábado)
às 16h

Cinema do CCJF
gratuito

classificação 12 anos

 

 

Público-alvo

Público jovem universitário e idosos

 

Sinopse

O documentário Rio, Negro apresenta um outro olhar para a história do Rio de Janeiro, assentado na presença e contribuição da população negra de origem africana na formação da cidade. A partir de entrevistas e amplo material de arquivo, a narrativa busca desvelar como a população negra construiu trajetórias individuais e laços comunitários em uma cidade-diáspora marcada pelas disputas em torno do projeto “civilizatório” das elites brancas. Rio, Negro confere centralidade a esse debate, articulando o ideário racista, a transferência da capital para Brasília e suas consequências político-institucionais para o Rio de Janeiro.

Haverá um debate após cada exibição

Diretores e roteiristas do documentário Rio, Negro, Fernando Sousa e Gabriel Barbosa fundaram a Quiprocó Filmes em 2016. A dupla dirigiu e roteirizou os filmes: Nosso Sagrado; Nossos Mortos Têm Voz; Memórias de Aço; Respeite Nosso Sagrado; e Entroncamentos, exibidos e premiados em diversos festivais nacionais e internacionais, também os curtas Juízo Final e Desova.

 

Debatedores confirmados

15/6

Gisele Monteiro
Fernando Sousa
Osmar Paulino – mediação 

Ficha-técnica

Direção e roteiro
Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Assistentes de direção
Daila Ferreira e Laura Aguiar

Produtor executivo
Fernando Sousa

Produtores associados
Henrique Silveira e Wania Sant’Anna

Pesquisa de conteúdo
Alessandra Schimite, Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

Pesquisa e licenciamento de arquivo
Alessandra Schimite

Direção de fotografia
Laís Dantas

Operadores de câmera
Laís Dantas e Renan Herison

1º Assistente de câmera
Renan Herison

2ª Assistente de câmera
Julia Camargo

GMA
Julia Camargo

Vídeo Assist
Albert Ribeiro

Operador de movimento
Edvaldo Neto

Gaffers
Jon Thomaz e Tainã Miranda

Diretor de áudio
Vilson Almeida

Técnico de som direto
Antonio Carlos V. Da Silva (DMC)

Direção de produção
Luana Fraga

Assistente de produção
Felipe Dutra

Fotografia still
Elisângela Leite

Direção de arte
Caroline Meirelles

Assistente de direção de arte
Patrícia Fuentes

Contrarregra
Cabelinho

Figurino
Greice Simpatia e Espaço Afro Obìnrin Odara

Costureira bandeira Okê Arô
Aurora Galonete Rodrigues

Produtora de transporte
Ana Acioli

Produtora de transporte assistente
Ana Clara da Silva

Seguranças
Alcyr Lauduger e Marco Porto

Motoristas
Eliacibes Torezani Alcântara de Oliveira, Rodrigo Busquet Valentino da Costa e Rosinaldo Nascimento dos Santos

Coordenação de pós-produção
Felipe Bretas – Multiphocus

Produção de pós-produção
Dora Motta

Montagem e edição
Eduardo Braz; Gabriel Barbosa, edt.; Thomaz Tarre, edt.

Videografismo
BRAGGA

Colorista
Renan Castelo Branco

Edição e mixagem de som
Thiago Santos

Trilha sonora original
Muato

Música de abertura
A Voz do Morro, Zé Ketti. Editada por Fermata do Brasil. Fonograma pertencente à: Sony Music Entertainment Brasil LTDA

Catering
Boteco do Seu França

Assessoria de imprensa
Mario Camelo

Cartaz
Antônio Gonzaga

Controller
Zélia Balbina

Assessoria jurídica
Daniel Law

 

Minicurrículo

Gisele Monteiro – Mestre em relações étnico-raciais (CEFET-RJ). Psicóloga com especialização em Gestão de Pessoas; ampla atuação com  orientação de carreiras. Possui formações nas áreas de gênero, orientação sexual, raça e racismo e pesquisa sobre territórios periféricos e favelados, raça e racismo, saúde mental da população negra. Vinculação: Coordenadora de gente na http://xn--Repblica-q5a.org

Fernando Sousa – Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Especialização em Sociologia Urbana (UERJ). Graduação em Ciências Sociais (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro). Possui experiência de pesquisa nas áreas de Antropologia e Sociologia. Atuou como consultor da ONU-HABITAT Brasil para a implantação e coordenação de políticas públicas em favelas da cidade do Rio de Janeiro. Criou o argumento e realizou a pesquisa para a produção do documentário “Manobreiro de Água”; assinou direção, roteiro e argumento do filme “Intolerâncias da Fé”, ambos produzidos no âmbito do edital da faixa Sala de Notícias do Canal Futura. Assina a direção, roteiro e pesquisa do documentário Nosso Sagrado, Nossos Mortos Têm Voz, Entroncamentos e Rio, Negro (filme em que atuou também como produtor executivo), ambos produzidos pela Quiprocó Filmes. Diretor executivo da Quiprocó Filmes.

Osmar Paulino – geógrafo, professor de Geografia, educador popular e mestrando em Cultura e Territorialidades (UFF). Diretor criativo e curador do FAIM Festival. Coordenador de projetos culturais da UNIperiferias. Compõe o grupo de pesquisa Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra

 

 

Parcerias

Casa Fluminense

Apoios

Daniel Law Fundação Heinrich Böll
Brasil Ford Foundation
Instituto Ibirapitanga
Open Society Foundations
Instituto Unibanco
Instituto Clima e Sociedade
PPRER – CEFET
FAIM Festival
LaborAfro

Foto

Elisângela Leite/Quiprocó Filmes Rio a Capital Negra do Brasil Rio de Janeiro 23_03_22