Foto de um palco com fundo escuro. No centro da foto, um banco de madeira para duas pessoas, com espaldar de ferro. Sentado de costas para a platéia, um homem forte, ou acima do peso, de chapéu panamá branco com faixa marrom. Não dá para ver seu rosto, apenas um pequeno vislumbre de seu perfil: homem branco, de barba e cabelos brancos. Ele usa uma camisa social folgada clara, de cor creme e uma calça no mesmo tom, um pouco mais escura. Da parte inferior do banco, entre as pernas do banco, percebe-se que ele usa sandálias de couro. Ao lado do homem, no banco, uma moringa de barro e, em cima dela, servindo como tampa, uma caneca branca.

Parte da programação
Mostra Solo

com
Gilson de Barros

23, 24 e 25 de junho (6a, sábado, domingo)
19h
Teatro do CCJF
R$50 (R$25 meia)
Ingressos: clique aqui
classificação 16 anos

 

 

Público-alvo: pessoas interessadas em arte e teatro: amantes da obra de Guimarães Rosa e público em geral.

 

Sinopse
Grande Sertão: Veredas – obra prima da nossa literatura, recebe leitura teatral. No recorte, o personagem central do romance, o ex-jagunço Riobaldo relembra sua vida e seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor homossexual por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o a um pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’. Em sua travessia, Riobaldo enfrenta questões que transcendem ao lugar sertão. O diabo existe? Houve o pacto fáustico? A trama roseana transita entre o real e o misterioso, atingindo o universal. O espetáculo traz temas como a sexualidade, a masculinidade, e, principalmente, o amor, em suas mais diversas formas.

Gilson de Barros – ator, diretor e dramaturgo. Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO. Trabalhou com diretores expoentes, como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mario de Oliveira, Domingos Oliveira e o diretor desta peça, Amir Haddad, com o qual estabeleceu parceria artística em estudos de Guimaraes Rosa.

Ficha-técnica

Autor РJọo Guimaṛes Rosa
Adapta̤̣o e atua̤̣o РGilson de Barros
Dire̤̣o РAmir Haddad
Direção de arte e cenário – José Dias
Figurinos – Ana Flávia
Ilumina̤̣o РAur̩lio di Simoni
Operador de luz e som – Carlos Pereira e Mikey Vieira
Programa̤̣o visual РGuilherme Rocha
Fotos – Renato Marco Sobral
Assessoria de imprensa РJ̼lio Luz
Prodṳ̣o executiva РMikey Vieira
Realização – Barros Produções Artísticas Ltda.

Apoio institucional
Museu Casa Guimarães Rosa e Roda de Leitura Guimarães Rosa