Foto em preto e branco da violonista Anna Leone. Ao centro, uma mulher de cabelos cacheados escuros, curtos. Ela sorri olhando para a câmera. Ela vesta uma blusa branca de mangas compridas arregaçadas até o cotovelo. À sua frente, um violão deitado, com as cordas viradas para a frente, apoiado em suas pernas. A violonista apoia no violão o cotovelo direito, com o braço dobrado para cima, e a mão desse mesmo braço apoia seu rosto. O braço esquerdo, dobrado em frente ao corpo, apoia-se no braço direito.Com
Anna Leone

1º de julho (sábado)
17h
Sala de Sessões
R$10 e R$5 (meia-entrada)
classificação livre

 

Público-alvo: amantes da música e público em geral

Sinopse
A Série Violões da AV-Rio apresenta a carioca Anna Leone, violonista com diversas premiações em certames nacionais e internacionais. Ela tocará Villa-Lobos,  Radamés Gnattali e Manuel Ponce, cujo Tema e Variações sobre Folias de Espanha é uma das principais obras do repertório do violão do século XX.

A Série Violões da AV-Rio é um dos mais importantes eventos para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, Europa e Américas. Desde 2010 o CCJF abriga os concertos dessa série em sua Sala de Sessões, um dos melhores espaços do país para recitais de violão, por seu décor e acústica.

Programa

  • H.Villa-Lobos – Cinco Prelúdios para Violão
  • Isaac Albeniz – Córdoba (arr. de John Williams)
  • Manuel Ponce – Tema e Variações sobre Folias de España

Anna Leone Рiniciou seus estudos ao vioḷo aos 7 anos de idade. Em 2010, ingressou no Bacharelado em Vioḷo da UNIRIO, onde foi orientada por Maria Haro. Concluiu sua carreira em 2015, quando ganhou uma bolsa de estudos para o Mestrado em Performance Musical na James Madison University (EUA) no Concurso M̼sica no Museu, ingressando na referida institui̤̣o em 2016.
Participaou de diversos concursos nacionais e internacionais, e recebeu cerca de dez prêmios e três menções honrosas, entre os quais destacam-se o 1° lugar em Charlottesville Classical Guitar Festival and Competition (EUA), e o 1° lugar na XII Seleção de Novos Talentos da Associação de Violão do Rio. Participou também em diversas masterclasses de renomados violonistas como Marcin Dylla, Tilman Hoppstock, Odair Assad, Matteo Mela e Lorenzo Micheli, entre outros.
Atualmente, essa carioca de 27 anos segue a carreira na Finlândia, como solista e camerista (duos com violão e violoncelo) e cursa um segundo Mestrado em Performance na renomada Sibelius Academy, na classe de Ismo Eskelinen.