Foto em preto e branco dos rostos dos artistas Doriana Mendes (canto) e Marco Lima (violão) em primeiro plano. À esquerda: mulher branca de cabelos pretos lisos. Ao centro: parte superior de um violão - imagem parcial do braço do violão e tarrachas. À direita: homem branco, cabelos pretos lisos, barba rente.

1Âș de outubro
Ă s 17h
Sala de SessÔes
classificação livre

R$10 (R$5 meia)

PĂșblico-alvo: amantes de mĂșsica clĂĄssica
de todas as idades.

Sinopse:

A SĂ©rie ViolĂ”es da AV-Rio representa um dos mais importantes eventos para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, e tambĂ©m da Europa e AmĂ©ricas. Desde 2010 o CCJF abriga os concertos dessa sĂ©rie em sua Sala de SessĂ”es, um dos melhores espaços para recitais de violĂŁo do paĂ­s, por seu dĂ©cor e acĂșstica.

Este concerto apresentarĂĄ o Duo Doriana Mendes (canto) e Marco Lima (violĂŁo).

Desde sua formação, em 2007, o duo vem apresentando obras brasileiras inĂ©ditas para canto e violĂŁo. JĂĄ se apresentou em eventos como a XVII Bienal de MĂșsica Brasileira ContemporĂąnea e a III Bienal de MĂșsica Brasileira ContemporĂąnea de Mato Grosso, tambĂ©m participando do CD ViolĂ”es da AV-Rio III.

Neste recital, o Duo Doriana Mendes e Marco Lima apresenta obras dos compositores brasileiros Caio Senna, Sergio Deslandes, Pauxy Gentil Nunes, Neder Nassaro, Luiz Gonçalves e Marcel Castro-Lima.

Poesias de Mario Quintana, Cora Coralina, João Carlos Machado, Zé Limeira, Cacaso e Leminski aparecem nas cançÔes do programa, traduzindo a modernidade dos temas de forma versåtil. Buscando a måxima integração do violão e da voz, Marco e Doriana exploram a parceria camerística desta formação, com o intuito de divulgar um repertório de sonoridade original para os seus ouvintes.

PROGRAMA

  • CAIO SENNA / CACASO
    Canção pequena (3 min)
  • SÉRGIO DESLANDES/ MACHADO/ LIMEIRA / QUINTANA / LEMINSKI
    CançÔes ‘Ad Imitationem’ (9 min)
    I – Modus Curitibanus – texto de JoĂŁo Carlos Machado
    Imperfeito, inexato, imaturo
    II – Modus Paraibensis – versos atribuĂ­dos Ă  ZĂ© Limeira o “poeta do absurdo”)
    III – Modus Gauchensis – texto de Mario Quintana)
    IV – Modus Paranaensis – (sobre texto de Paulo Leminski)
    Blade Runner Waltz
  • LUIZ GONÇALVES/CORA CORALINA
    Cantos de Cora (2020) (8min)
    I – AnairĂŁ
    III – Lua-luar
  • PAUXY GENTIL-NUNES / PAULO LEMINSKI
    NĂŁo fosse isso… (6 min)
    I – O Barro
    II – Soubesse que era assim la lucha
    IV – Cortina
  • MARCEL CASTRO-LIMA (estreia mundial)
    Bendito – para violão e eletrînica ao vivo (8 min)
  • NEDER NASSARO
    Abismo (9 min)

MĂșsicos:

DORIANA MENDES
Cantora, atriz-bailarina. Doutora e Mestre em MĂșsica e Bacharel em Canto, Ă© professora de Canto na UNIRIO (Rio de Janeiro) desde 2013. Fez sua estreia internacional no Teatro de Darmstadt cantando uma Ăłpera de Jocy de Oliveira. Estreou em 2019 a Ăłpera multimidia “Helena y su ventrĂ­loquo” do compositor Daniel Quaranta no Festival MUSLAB (MĂ©xico-DF) e tambĂ©m no XV Festival Visiones Sonoras, em Morelia, MĂ©xico. Em 2016 protagonizou a estreia da Ăłpera Medeia de Mario Ferraro na 1ÂȘ edição da Bienal de Ópera Atual realizada pela FUNARTE. Solista do Abstrai Ensemble dedicado Ă  mĂșsica contemporĂąnea e do Codex Sanctissima (desde 2011) especializado em mĂșsica medieval. Desde 2007, mantĂ©m o duo de voz e violĂŁo com Marco Lima, realizando inĂșmeras estreias de obras brasileiras para esta formação. Apresentou-se na Alemanha, França, Irlanda, Portugal, Chile, BolĂ­via, Argentina, MĂ©xico e em todos os Estados do Brasil, em tournĂ©e Sonora Brasil-SESC (2011-2012). intĂ©rprete expressiva, estreou mundialmente inĂșmeras vezes como solista convidada de festivais nacionais e internacionais, e tambĂ©m de elencos de Ăłperas, musicais, peças de teatro e de dança. No cinema atuou como vocal coach no filme Berenice procura, produzido pela EH! Filmes lançado no Festival do Rio em outubro de 2017.

MARCO LIMA
Marco Lima Ă© Bacharel em ViolĂŁo e Mestre em MĂșsica pela UNIRIO, tendo sido orientado por Maria Haro na graduação e por Nicolas de Souza Barros no mestrado. Com Bolsa do DAAD (Serviço de IntercĂąmbio AcadĂȘmico AlemĂŁo), radicou-se na Alemanha e graduou-se Mestre em ViolĂŁo pela Hochschule fĂŒr Musik Karlsruhe na classe de Andreas von Wangenheim. Posteriormente, estudou com Tilman Hoppstock na Akademie fĂŒr Tonkunst Darmstadt e atualmente cursa o Doutorado em MĂșsica na UFRJ, sob a orientação de Marcia Taborda. Premiado em 15 concursos de interpretação, foi o vencedor de seis deles. JĂĄ se apresentou em importantes salas brasileiras e tambĂ©m na Alemanha, ItĂĄlia, França e Suíça. Lecionou na UFRJ (prof. substituto), no CEIM-UFF (Centro de estudos e Iniciação Musical da UFF) e no Badisches Konservatorium em Karlsruhe (Alemanha). Integrou o Karlsruhe Guitar Quartet, o Quinteto ViolĂŁo Real e o Quarteto Carioca de ViolĂ”es, com o qual gravou o CD Danças Brasileiras. Atualmente, mantĂ©m duo com a soprano Doriana Mendes e participa da Camerata de ViolĂ”es. Participou ainda dos CDs ViolĂ”es da AV-Rio II e ViolĂ”es da AV-Rio II