integra a programação do
Retângulo largo na altura e bem curto no comprimento, de fundo rosa claro. Em laranja quase caramelo, a frase: VII ENCONTRO MULHER, PODER E DEMOCRACIA.

 

Na foto, uma jovem olha para baixo e sorri levemente. Ela segura um violão que aparece parcialmente na imagem. Possui cabelos longos castanhos e usa uma blusa de manga longa azul intenso. Uma das mãos está apoiada no violão. De acordo com suas feições, ela parece estar “sentindo” uma canção que esteja tocando no momento ou pensando em algo agradável. com
Ioanna Kazoglou
violonista grega premiada em diversos
concursos internacionais europeus

obras de
Bach, Rodrigo, Asencio, Aguado,
Turina e Villa-Lobos

2 de março
sábado, às 17h

duração 80′

local
Sala de Sessões

valor
R$ 20 (R$ 10 meia)

classificação indicativa AL (livre)

Sinopse

A abertura de temporada 2024 dos Violões da AV-Rio, no Mês da Mulher, será com a grega Ioanna Kazoglou. Nascida em 2003, possui um talento imensurável cuja musicalidade, rigor musical, força e paixão pela música cativam os seus ouvintes. Premiada em uma dezena de concursos europeus (desde os 11 anos de idade), apresentará uma repertório fogoso, fortemente baseado na tradição ibérica do violão, com obras dos espanhóis V. Asencio, J. Turina e J. Rodrigo, além de J. S. Bach, D. Aguado e H. Villa-Lobos.

Programa

  • Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Estudo 12
  • J. S. Bach (1685-1750) – Prelúdio e Gavotas 1 and 2 BWV 995
  • Dionisio Aguado (1774-1849) – Andante and Rondo Nº. 2, Op.2
  • Vicente Asencio (1908-1979) – La Gaubanca (das: Collectici Intim)
  • Joaquin Turina (1882-1949) – Fantasia Sevillana
  • Joaquin Rodrigo (1901-1999) – Três peças Espanholas:
    I. Fandango II. Passacaglia
    III. Zapateado

Minibios

Violões da AV-Rio

Associação de Violão do Rio (AV-Rio) foi fundada em janeiro de 2001 com o objetivo expresso de realizar, apoiar e divulgar manifestações do violão instrumental de todos os estilos. A AV-Rio sempre contou com um tripé central de apoio, formado por profissionais e professores, estudantes de violão e amadores. Cada um desses grupos tem sido e continua sendo central para que a AV-Rio possa ter continuidade com suas múltiplas ações contínuas, que incluem esta série (e as outras), os concursos nacionais de violão, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de Violões da AV-Rio e um projeto de ensino gratuito de violão.

Ionna Kazoglou

Ioanna Kazoglou (Grécia) é discente do Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar, Alemanha. Possui um talento imensurável cuja musicalidade, rigor musical, força e paixão pela música cativam os seus ouvintes. Nasceu em 2003 em Florina, Grécia, e viveu lá, na pequena aldeia de Laimos, Prespes, até os 18 anos, quando se radicou em Weimar para iniciar os seus estudos de licenciatura. Teve as primeiras aulas de violão na cidade natal, aos 7 anos, Sonia Charalambidou, e em 2013, começou a ter estudar violão com Loukia Samourkas na Faculdade de Música de Salónica. Em janeiro de 2019, recebeu o diploma da Faculdade de Música de Salónica com nota “Excelente”. Em outubro de 2021, iniciou os seus estudos de licenciatura, em Weimar, Alemanha, na “Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar”, onde atualmente estuda com o renomado violonista espanhol Ricardo Gallén. Ioanna já participou de masterclasses com alguns dos mais conceituados guitarristas da atualidade, tais como: Rolan Dyens, David Russell, Oscar Ghiglia, Aniello Desiderio, Zoran Dukic, Marcin Dylla, Judicaël Perroy, Marco Tamayo, Alvaro Pierri e Margarita Escarpa.

Desde sua iniciação no violão, Ioanna tem participado em competições por toda a Europa, recebendo os seguintes prémios:

• 1º prêmio, no Anna Amalia em Weimar, Alemanha, em abril de 2023
• 1º prêmio, no Concurso de Violão Arroyo de la Luz, na Espanha, em setembro de 2022
• 1º prêmio, no 24º Concurso Internacional Juvenil do Forum Gitarre Viena em agosto de 2021
• 1º prêmio, no Concurso Internacional Andrés Segovia em Monheim 2021 (na segunda faixa etária)
• 1º prémio, no 8º Festival de Guitarra Palaio Faliro, Atenas, em 2019 (categorias B e também Solista)
• 1º prêmio, no 27º Patras Guitar Festival em 2018 (categoria B)
• 1º prémio, no 2º Festival de Guitarra de Salónica em 2015 (categoria B)
• 1º prémio, no 1º Festival de Guitarra de Salónica em 2014 (categoria A)

Como resultado do grande sucesso obtido em diversas competições internacionais, Ioanna foi convidada para uma turnê na Coreia do Sul em abril de 2023. Enquanto esteve lá, deu quatro recitais em diferentes salas de concerto do país. Em seus shows em Seul, Daegu e Busan foi a primeira vez que um violonista clássico foi convidado. Outros países onde ela se apresentou são: Espanha (setembro de 2023 em Cáceres e outubro de 2022 em Palma de Maiorca); Grécia (verão de 2023, na ilha de Mykonos, no “Garden of Mykonos“, um lounge bar que anteriormente pertencia ao famoso violinista Yehudi Menuhin; setembro de 2021 no Thessaloniki Concert Hall; novembro de 2019, no Athens Concert Hall como um prêmio do “Art Campus Delphi 2019”; Alemanha (em Dresden, Weimar e em dezembro de 2021 em Wuppertal no HfMT Koeln, onde foi convidada como um jovem talento extraordinário); Áustria (concerto de dezembro de 2023 e agosto de 2022 em Viena no 25º Concurso Internacional Juvenil no Forum Gitarre, como vencedor do ano passado); Eslovênia (julho de 2022 em Postojna).

Ficha-técnica

Ionna Kazoglou – violão