Cursos oferecidos

Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais

Os cursos de formação de conciliadores e de mediadores judiciais constituem uma estratégia para a promoção da cultura da paz, bem como para o aperfeiçoamento e a consolidação da política pública de tratamento adequado dos conflitos. Além disso, contribuem para o aprimoramento da missão do judiciário, por meio da prestação de serviços de qualidade.

Os cursos realizados pela Escola de Mediação da 2ª Região têm duração de, no mínimo, 100 horas-aula, sendo 54 horas-aula para a etapa teórica e 60 horas-aula para a prática, a qual pode ser prorrogada até 100 horas-aula, para melhor formação do conciliador/mediador. A etapa teórica possui formato híbrido, com aulas síncronas e assíncronas, composta de AVA (ambiente virtual de aprendizagem) na plataforma Moodle, aulas presenciais e através da plataforma Zoom.

O cursista terá o prazo de um ano, a partir da finalização da parte teórica, para realizar a parte prática, estágio supervisionado, concluindo, assim, o curso.

O TRF2, através da Escola de Mediação, oferece constante formação de Conciliadores e Mediadores. Tanto o cadastro quanto o curso de formação foram regulamentados pelo ATO Nº TRF2-ANC-2016/00004, de 20 de abril de 2016.

Curso de Mediação em Subtração Internacional de Crianças

O Curso de Mediação em Subtração Internacional de Crianças – MEDSIC - é uma ação educacional que aborda um tema extremamente sensível e importante para os envolvidos e, sobretudo, para toda a sociedade.

O curso conta com a parceria do Consulado Britânico e o Reunite International Child Abduction Center, principal organização não governamental especializada no movimento de crianças através das fronteiras internacionais com sede no Reino Unido. Tem por objetivo capacitar mediadores para atuar em casos que envolvam brasileiros, em atendimento ao art. 13 da Resolução nº 449/2022 do CNJ e para a adequada utilização dos métodos consensuais de solução de conflitos, em especial a mediação no âmbito judicial, oferecendo ferramentas e técnicas para atuação na solução das ações fundadas na Convenção da Haia, sobre os aspectos civis da subtração internacional de crianças, promovendo o diálogo entre os genitores, com vistas ao melhor interesse da criança e à celeridade que os casos de subtração requerem, contribuindo para a pacificação social.