“SELEÇÃO POUPANÇUDOS” E O MARKETING DE EMBOSCADA
A 1ª Seção Especializada, à unanimidade, manteve a condenação da CEF para que se abstivesse de usar as marcas e signos da seleção brasileira de futebol em campanha publicitária denominada “Seleção dos Poupançudos”, que apesar de descaracterizar os personagens, representou jogadores de futebol vestindo camisa de mesmo formato e cores da seleção, na qual o escudo da CBF foi substituído por marca da CEF confinada em um brasão idêntico ao oficial.
O relator, desembargador federal Ivan Athié, demonstrou que a estratégia publicitária veiculada, por ocasião da Copa do Mundo, se amoldou perfeitamente na figura do marketing de emboscada ou ambush marketing que consiste em ações publicitárias paralelas que pegam carona na visibilidade de marcas alheias sem a devida contrapartida do patrocínio.
EMBARGOS INFRINGENTES – 0805184-80.2010.4.02.5101 (2010.51.01.805184-7)
ÓRGÃO JULGADOR: 1ª Seção Especializada
RELATOR: Desembargador Federal ANTONIO IVAN ATHIÉ
DATA DO JULGAMENTO: 29/08/2017
DATA DA DISPONIBILIZAÇÃO no e-DJFR2: 15/09/2017