Imagem parcial de um piano, na qual somente algumas teclas aparecem. A foto está em diagonal, começando no canto superior à esquerda e terminando no canto inferior à direita.

vídeo-concertos
de m√ļsica cl√°ssica

realização
Saulo Sergio Chermont

11 nov
sábado, às 15h

local
Cinema

R$50  (meia R$25)

classificação indicativa AL (livre)

 

Sinopse

Evento seriado de v√≠deo-concertos de m√ļsica cl√°ssica, realizado por Saulo Sergio Chermont, que j√° acontece h√° mais de uma d√©cada no cinema do Centro Cultural Justi√ßa Federal (CCJF). A apresenta√ß√£o homenageia diversos musicistas, cujas obras marcaram o cen√°rio musical mundial.

Programa

 

Programa musical do compositor russo DMITRI SHOSTAKOVICH (1906-1975), com a Sinfonia n¬ļ 5 em r√© maior op. 47, com o DVD t√≠tulo ‚ÄúKeeping Score‚ÄĚ, do maestro e pianista americano Michael Tilson Thomas, que tamb√©m ser√° o palestrante virtual da 1¬™ parte do programa e regente na 2¬™ parte do programa, da Orquestra Sinf√īnica de S√£o Francisco (USA).

 

PARTE 1 (Duração prevista: 50 minutos)

 

Document√°rio com trechos dos quatro movimentos da Sinfonia n¬ļ 5, cuja composi√ß√£o serviu-lhe como salvo-conduto e reconhecimento durante o regime Stalinista na antiga Rep√ļblica da Uni√£o Sovi√©tica, com o ditador Josef Stalin (1878 -1953). A participa√ß√£o do maestro MTT, como palestrante virtual com legendas em espanhol, vai buscar a vida do compositor, ainda jovem em S√£o Petersburgo, que convivia com toda a Revolu√ß√£o Bolchevique, de L√™nin a Stalin e seus sucessores, Kruchov e Brejnev.

 

O que Shostakovich tem a dizer com a sua Sinfonia n¬ļ 5 depende apenas de voc√™ estar decidido a ver e ouvir a palestra digital do Michel Tilson Thomas. Shostakovich fica dividido entre a submiss√£o e o protesto. Algumas cenas do document√°rio s√£o muito pesadas, devido a realidade dos fatos na URSS.

 

>>> Intervalo de 15 minutos no m√°ximo.

 

PARTE 2 (Duração prevista: 50 minutos)

 

A sinfonia completa em quatro movimentos, com a Orquestra Sinf√īnica de S√£o Francisco (USA), e reg√™ncia do palestrante, gravada ao vivo nos hist√≥ricos concertos londrinos da BBC ‚Äď PROMS e transmitido pela BBC TV diretamente do ROYAL ALBERT HALL, realizado em 1¬ļ de setembro de 2007, durante a 8¬™ turn√™ europeia da orquestra de S√£o Francisco.

 

Os movimentos da sinfonia e a duração de cada são:

 

I ‚Äď Moderato – 16m 12s

II ‚Äď Allegreto – 5m 12s

III ‚Äď Largo – 15m 06s

IV –¬† Allegro non troppo – 12m 00s