integra a programação do
Retângulo largo na altura e bem curto no comprimento, de fundo rosa claro. Em laranja quase caramelo, a frase: VII ENCONTRO MULHER, PODER E DEMOCRACIA.

 

exibição do filme
A Honra Perdida de Katharina Blum

seguida de debate com
Paulo Soethe
Sibele Paulino
Adalberto Müller

7 de março
quinta, às 17h30

local
Cinema

valor
Gratuito

classificação indicativa A16 (16 anos)

 

Sinopse

Exibição do filme “A Honra Perdida de Katharina Bloom”, baseado na obra homônima de ficção do nobel alemão Heinrich Böll. Na trama, uma jovem trabalhadora é investigada e acusada por ter envolvimento com um homem acusado de ações políticas extremas. Ela é linchada moralmente pela imprensa. A nova tradução do livro, de 2019, por Sibele Paulino, que participa da mesa de debate, possibilita refletir sobre: história, fake news e desrespeito a direitos políticos fundamentais em ações do Estado e discriminação da mulher. O evento é coordenado pelo Professor Paulo Soethe como parte das comemorações do Jubileu pelos 200 Anos da Imigração Alemã ao Brasil e dos 50 anos de publicação do romance.

Trata-se de um Cinedebate. Após a exibição do filme haverá uma mesa de debates.

Ficha-técnica

A Honra Perdida de Katharina Bloom (Direção de Margarethe von Trotta e Volker Schlöndorff, 1976, Alemanha, 1h 46min)

Sobre os participantes do debate

Paulo Soethe: é professor de Letras Alemão-Português, doutor em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Fundação Alexander von Humboldt – Alemanha.

Professor da Universidade Federal do Paraná, até maio de 2024, atua na Universidade Federal Fluminense, cedido pela UFPR para colaboração técnica em pesquisa e desenvolvimento.

Sibele Paulino: Graduada em Letras – Português e Letras – Alemão pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Estudos Literários sobre literatura brasileira em diálogo com a alemã pela UFPR. É doutora em Geografia pela UFPR com tese sobre o escritor Robert Müller.

Adalberto Müller: Doutorado em Letras (Francês) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado (PDE – CNPq) na Universidade de Münster (WWU, Institut für Kommunikationswissenschaft) e pós-doutorado Sênior (CAPES) na Yale University, Film Studies Program. É professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Publicou diversos livros de ensaios e poesia, além de traduções. Atualmente dedica-se à tradução e à escrita literária.