integra a programação do
Ret√Ęngulo largo na altura e bem curto no comprimento, de fundo rosa claro. Em laranja quase caramelo, a frase: VII ENCONTRO MULHER, PODER E DEMOCRACIA.

Close-up no rosto de uma mulher de idade entre 70 e 80 anos. O rosto est√° levamente virado para o lado direito e seu olhar parece mirar √† dist√Ęncia. A mulher tem cabelos longos e ruivos e olhos negros. Usa blusa de renda preta e maquiagem discreta. A mulher est√° encostada em uma parede com textura chapiscada de cor azul m√©dia com dois riscos verticais de azul mais claro.

 

8 a 10 de março
s√°bado a domingo,
das 14h30 às 21h

curadoria
Helena Ignez
(homenageada)

local
Cinema

valor
Gratuito

 

classificação indicativa
conforme programação

Sinopse

A Mostra Helena Ignez √© uma homenagem a essa grande mulher do cinema brasileiro. A curadoria primorosa foi feita pela homenageada e conta com filmes diversificados, todos dirigidos por mulheres, alguns bem poucos conhecidos do grande p√ļblico, dentre eles ‚ÄúFakir‚ÄĚ, ‚ÄúA Mulher da Luz Pr√≥pria‚ÄĚ e ‚ÄúA Miss e o Dinossauro‚ÄĚ.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 8

14h30

Salto no Vazio

Sinopse: As memórias da viagem feita pelo casal de artistas Cavi Borges e Patrícia Niedermeier são transformadas em um filme-ensaio. O cenário é composto de paisagens localizadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Síria, França e Hungria, onde foi registrada uma série de coreografias e outras performances criadas por ambos.

Direção:  Patricia Niedermeier e Cavi Borges
/Document√°rio/ 70 minutos

classificação indicativa AL (livre)

 

16h

A Mulher da Luz Própria

Sinopse: Uma homenagem de Sinai Sganzerla à sua mãe, Helena Ignez. A vida da diretora e atriz de teatro e cinema é contada por meio de uma coleção de material de arquivo, além das próprias palavras da artista, que tem mais de sessenta anos de carreira.

Direção: Sinai Sganzerla
/Document√°rio/ 74 minutos

classificação indicativa A12 (12 anos)

18h

Fakir

Sinopse: Retrata a popularidade do faquirismo no Brasil, em toda a América Latina e na França. Originado do circo, este espetáculo consiste no domínio do corpo, resistência a dor, controle respiratório, redução de batimentos cardíacos, entre outras técnicas. O acervo apresenta o êxito após cada apresentação e os bastidores dos artistas que tornam possível a existência desta expressão artística.

Direção: Helena Ignez
/Document√°rio/ 92 minutos

classificação indicativa A16 (16 anos)

Dia 9

14h30

Feminino Sagrado

Sinopse: Document√°rio realizado atrav√©s do Projeto Esp√≠rito da Coisa (PNB-ISER), que a¬†partir de depoimentos de¬†mulheres ligadas √†s religi√Ķes Cat√≥lica, Protestante, Judaica e Afro-brasileira, nos d√° uma ideia do papel das mulheres nestas tradi√ß√Ķes religiosas, em busca de uma espiritualidade melhor e mais libertadora.

Direção:  Eunice Gutman
/Document√°rio / 30 minutos

classificação indicativa A12 (12 anos)

15h15

Mormaço

Sinopse: Ana é uma jovem advogada que trabalha em uma comunidade do Rio de Janeiro, assolada pela especulação imobiliária que atinge níveis extremos às vésperas das Olimpíadas de 2016. Ela acaba de iniciar um romance inesperado e começa a sentir os sintomas peculiares de uma doença misteriosa, que vai tomando seu corpo e seu espírito aos poucos.

Direção: Marina Meliande
/Ficção / 96 minutos

classificação indicativa A14 (14 anos)

17h

Eu sou Maria

Sinopse: Maria, uma menina que mora em uma comunidade carioca, consegue uma bolsa de estudos em um dos melhores colégios particulares do Rio de Janeiro. Porém, agora, ela deve lidar com uma realidade diferente da que estava acostumada.

Direção: Clara Linhart
/ Ficção / 95 minutos

classificação indicativa A14 (14 anos)

19h

Nelson Pereira dos Santos
‚Äď Uma Vida de Cinema

Sinopse: Nelson Pereira dos Santos ‚Äď Vida de Cinema √© um longa-metragem documental narrado em primeira pessoa, e exibe a trajet√≥ria da vida e carreira do grande cineasta brasileiro Nelson Pereira dos Santos, um dos mais reverenciados do pa√≠s, cujo talento atravessou fronteiras e conquistou importantes premia√ß√Ķes internacionais. Ao longo de seis d√©cadas, o cinema de Nelson projetou o Brasil aos olhos do mundo. Precursor do Cinema Novo, Nelson foi, mais que um realizador, um ide√≥logo, um pensador do seu pa√≠s. Mais de 80 horas de grava√ß√Ķes de arquivo foram reunidas para compor o longa com imagens, filmes e entrevistas do diretor.

Direção: Ivelise Ferreira e Aída Marques
/Document√°rio / 102 minutos

classificação indicativa A14 (14 anos)

Dia 10 - Exibição de curtas

14h30

A Miss e o Dinossauro

Sinopse: No in√≠cio da d√©cada de 70, os jovens diretores Rog√©rio Sganzerla, J√ļlio Bressane e a atriz Helena Ignez formaram a BELAIR, produtora de filmes independentes respons√°vel por alguns dos mais importantes filmes do cinema experimental brasileiro, como ‚ÄúCopacabana Mon Amour‚ÄĚ, ‚ÄúSem essa, Aranha‚ÄĚ, e ‚ÄúCuidado Madame‚ÄĚ, entre outros. A Miss e o Dinossauro registra a realiza√ß√£o desses filmes, feitos clandestinamente pelos seus diretores e produtores e por um grupo de artistas e amigos (Ivan Cardoso, H√©lio Oiticica, Edson Santos, Elizeu Visconti, Kl√©ber Santos, Renato Laclette, Maria Gladys). A c√Ęmera super-8 da Miss e o Dinossauro registra a ruptura desses jovens artistas com a ordem estabelecida, por√©m essencialmente repressora da luz. Rog√©rio Sganzerla, J√ļlio Bressane e Helena Ignez.

Direção: Helena Ignez
/Document√°rio / 18 minutos

classificação indicativa AL (livre)

15h

Extratos

Sinopse: Extratos √© um curta-metragem com imagens entre o per√≠odo de 1970 at√© 1972 nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Londres, Marrakech, Rabat e a regi√£o do deserto do Saara. As imagens foram filmadas por Helena Ignez e Rog√©rio Sganzerla no ex√≠lio, nos anos de chumbo. O filme √© tamb√©m sobre a esperan√ßa. Algo af√°vel √© poss√≠vel mesmo quando h√° indica√ß√Ķes do contr√°rio.

Direção:  Sinai Sganzerla
/Document√°rio / 9 minutos

classificação indicativa AL (livre)

15h20

Duas Vezes Mulher

Sinopse: Duas Vezes Mulher (1985) mostra através de entrevistas, a trajetória de mulheres migrantes vindas do campo, que constroem suas novas vidas na favela do Vidigal em Rio de Janeiro.

Direção: Eunice Gutman
/Document√°rio / 11 minutos

classificação indicativa A16 (16 anos)

16h

Vinte anos

Sinopse: Em uma Cuba onde o tempo parece não passar, uma mudança radical e imprevisível promete alterar a rotina de todos para sempre. No meio desse turbilhão, três casais tentam viver suas histórias de amor enquanto o tempo e a vida vão se transformando.

Direção: Alice de Andrade
/Document√°rio / 80 minutos

classificação indicativa AL (livre)

 

18h

Café com Canela

Sinopse: Após perder o filho, Margarida vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próximas, até Violeta bater na sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante para ela na juventude.

Direção: Ary Rosa, Glenda Nicácio
/Ficção / 103 minutos

Observação: legenda em inglês

classificação indicativa AL (livre)