TRF2 empossa Simone Schreiber como desembargadora federal

Publicado em 05/06/2014

Simone Schreiber assina o termo de posse. À sua direita, Sergio Schwaitzer

O respeito pelas eventuais divergências de pensamento e a capacidade de ouvir e aceitar a diversidade de entendimentos são as principais qualidades de um órgão colegiado, como o TRF2, onde as decisões são proferidas por votação nas Turmas e Seções Especializadas e no Plenário. Foi defendendo essa ideia que a juíza federal Simone Schreiber dirigiu seu agradecimento à Corte, na solenidade de sua posse como desembargadora federal, na quinta-feira, 5 de junho. “Não tenho palavras para expressar  minha gratidão por todo o carinho e respeito com que sempre fui recebida aqui, como juíza convocada e, agora, como membro da casa”, afirmou a magistrada que, na ocasião, também fez um agradecimento comovido aos servidores que integram sua equipe: “Vocês são, em todas as ocasiões, a minha força e o meu apoio”, declarou.

A cerimônia foi conduzida no Plenário, pelo presidente do TRF2, desembargador federal  Sergio Schwaitzer. A saudação à mais nova desembargadora federal do Tribunal foi proferida pelo desembargador federal André Fontes, que destacou sua admiração pela colega, desde a época em que começou a lecionar na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no início dos anos 1990: “Ambos ensinamos direito processual, embora a minha matéria seja o processo civil e a dela, o penal. E nos reencontramos profissionalmente muitas vezes, por conta da atuação de sua excelência como juíza federal, enquanto eu compunha o Ministério Público Federal. Agora, é uma honra para mim saudá-la como desembargadora federal da casa de justiça que componho há 13 anos”, disse André Fontes, que qualificou a magistrada como “um modelo a ser seguido” e uma pessoa que expõe suas opiniões de forma “cativante na paixão que demonstra  pelas questões em que acredita”.

Simone Schereiber assumiu no TRF2 a vaga criada com a aposentadoria do desembargador federal Raldênio Bonifacio Costa. Ela possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestrado em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Direito Público pela Uerj, cuja orientação foi do atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso. Também é professora adjunta de direito processual penal, da Escola de Ciências Jurídicas da UniRio. A magistrada é especializada na legislação que trata dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro.

Os servidores do gabinete da nova desembargadora federal prestigiaram a solenidade