Exposição

A promulgação da Constituição Federal de 1988 marcou o início de uma nova etapa da história brasileira, que se identifica com a reconquista, e mais, com o aprofundamento, ímpar na história, das liberdades e dos direitos individuais e coletivos dos brasileiros. Isso aconteceu como expressão da luta do povo e também no rastro dos novos rumos políticos mundiais: a agonia da União Soviética punha fim à  Guerra Fria e antigas ditaduras da América Latina vinham, uma a uma, dando lugar a governos democráticos.

O TRF2, criado pela CF de 1988, é, portanto, fruto de um contexto, e, ao longo dos anos,  vem evoluindo e se adaptando à medida que novas realidades e necessidades se apresentam. É por isso que a exposição TRF2 – 25 anos: Construindo História vai conectar a história e importantes julgamentos do Tribunal com grandes fatos ocorridos no Brasil e no mundo. A ideia é estimular o visitante a relacionar a sua própria memória com os registros da Corte, ao ativar lembranças pessoais através de acontecimentos marcantes largamente noticiados.

A exposição, que estreará no dia 26 de março de 2014, ficará concentrada no terceiro andar da sede do TRF2, no Centro do Rio de Janeiro, mas contará, também, com elementos interativos distribuídos pelos 22 andares do prédio, que vão convidar os servidores a participar da reconstrução da jornada  da Corte que celebra seu primeiro quarto de século de existência.