Marcello Granado toma posse no TRF2 afirmando que missão do juiz deve ser exercida no dia a dia

Publicado em 12/12/2014

Marcello Granado e Sergio Schwaitzer

O agora desembargador federal Marcello Ferreira de Souza Granado foi empossado no cargo na sexta-feira, 12 de dezembro, em solenidade realizada no Plenário do TRF2. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador federal Sergio Schwaitzer e foi prestigiada por autoridades, servidores, familiares e convidados do mais novo integrante do tribunal federal sediado na capital fluminense.

Nomeado para o cargo pela presidente Dilma Rousseff no dia 19 de novembro, Marcello Granado assumiu a vaga aberta com a aposentadoria de Maria Helena Cisne, em maio deste ano. Primeiro a saudar o magistrado que passa a compor a Terceira Turma Especializada do TRF2, o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na Segunda Região, José Augusto Vagos, ressaltou a relação cordial que, como titular da Sétima Vara federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcello Granado sempre fez questão de manter com o seu órgão. O procurador também destacou a importância de ter sido escolhido para o cargo um juiz com larga experiência na área penal, “em um momento tão singular da nossa história, quando o Judiciário, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal se dedicam afincadamente ao combate à corrupção. A nomeação de sua excelência é um motivo de alento e esperança para todos nós”.

Em seguida, o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros Técio Lins e Silva falou em nome da classe, afirmando que o TRF2 se destaca pelo respeito aos advogados e que o desembargador federal Marcello Granado sinaliza a continuidade desse espírito de urbanidade e franqueza entre as instituições da Justiça.

Sem rancor

Em nome dos pares, o desembargador federal Abel Gomes, na sequência, fez uso da palavra para lembrar que o colega Marcello Granado assumiu as funções judicantes em junho de 1996, como seu substituto na Quarta Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Para ele, desde o primeiro contato, a simplicidade e a serenidade do juiz já demonstravam que ele teria muito a contribuir para o Judiciário. Abel Gomes pontuou, entre as qualidades do profissional com quem conviveu diariamente por anos, a discrição, a competência, o conhecimento técnico, a probidade e a sinceridade: “Marcello Granado exerceu a jurisdição criminal sem rancor. Sua firmeza na aplicação da lei jamais se traduziu como autoritarismo, mas sempre como o desejo de fazer cumprir, em especial, as garantias individuais e coletivas da cidadania insertas no artigo quinto da Constituição Federal”.

Concluindo a solenidade, o recém-empossado agradeceu as homenagens prestadas e afirmou que sua atuação será pautada pelo “compromisso de perseguir a justiça, de modo a assegurar, no exercício da judicatura, a cada parte, aquilo que lhe é de direito”. Para ele, essa missão se condensa em um “ideal, que não é um valor etéreo, mas que pode ser medido na atividade diária do julgador e ser observado até nos atos mais ínfimos da vida cotidiana, como a realização concreta do Direito”.

Trajetória

Marcello Granado iniciou a carreira jurídica como advogado na capital fluminense, em 1991. Marcello Granado também foi procurador do município de Angra dos Reis, entre 1992 e 1993, e defensor público do estado do Rio de Janeiro, de 1993 a 1996.

De 1999, até ser promovido para o Tribunal, o mais novo componente da segunda instância federal da Segunda Região, atuou como juiz federal na Sétima Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, unidade especializada no processamento e julgamento de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro.

Além de exercer a magistratura, o novo componente do TRF2 é professor de Direito Processual Penal e, entre outros trabalhos, foi um dos autores do livro “Nova Lei Antidrogas: Teoria Crítica e Comentários à Lei n. 11.343/06”, publicado pela Editora Impetus, em 2006.

Marcello Granado, com a mãe, sra. Isaura Ferreira de Souza, e os filhos Marcello e Clarice