Pioneiros
Conduzido pelo desembargador federal Paulo Freitas Barata, o projeto Pioneiros abrange o período entre a instalação do TRF2, em 1989, e a inauguração do seu atual Plenário, em 1991. Seu objeto é a realização de entrevistas com os integrantes originais da instituição, gravadas em vídeo, para preservação da memória oral de quem viu a Corte nascer e dar seus primeiros passos.
Inicialmente, as entrevistas se concentram nos magistrados que tomaram posse na segunda instância da Justiça Federal da Segunda Região no dia 30 de março de 1989. Uma etapa posterior do projeto prevê a extensão da coleta de depoimentos para os servidores que exerceram os primeiros cargos de gestão no Tribunal.
A transcrição das falas será publicada em livro e o material audiovisual será disponibilizado para pesquisa. A primeira conversa, com o ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça, teve lugar no auditório do TRF2. As demais foram alocadas na sala de leitura do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF).
Confira quem já participou do projeto:
- ministro Arnaldo Lima
- desembargador federal Agustinho Fernandes
- desembargadora federal Julieta Machado Cunha Lunz
- desembargadora federal Tania de Melo Bastos Heine
- desembargador federal Clélio Erthal
- desembargador federal Valmir Peçanha
- desembargador federal Frederico José Leite Gueiros
- desembargador federal Sergio D’Andrea Ferreira
- desembargador federal Paulo Freitas Barata