Plenário do TRF2 realiza cerimônia em comemoração aos 25 anos de instalação da Corte

Publicado em 26/03/2014

Paulo Barata, Sergio Schwaitzer e Arnaldo Lima
Paulo Barata, Sergio Schwaitzer e Arnaldo Lima

O Plenário do TRF2 realizou na tarde do dia 26 de março solenidade para comemorar, “meritoriamente”, 25 anos de sua instalação. O advérbio foi usado na abertura do evento pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Sergio Schwaitzer, que justificou seu entusiasmo afirmando que a criação deste e de mais quatro congêneres regionais garantiu melhor acesso do cidadão à segunda instância da Justiça Federal. Tentativas para distribuir as Cortes recursais, explicou o magistrado, já vinham sendo feitas desde 1921, mas só se consolidaram com a Constituição de 1988: ” Outra razão para estarmos celebrando este marco de 25 anos é que ele representa o resultado de um esforço coletivo, não apenas dos seus primeiros membros, mas de todos os que os seguiram. Até a presente data, 57 desembargadores já tomaram posse e cada um deles contribuiu para a consolidação do entendimento jurisprudencial para a 2ª Região”, lembrou o desembargador.

A solenidade foi prestigiada por autoridades e servidores. Além de Sergio Schwaitzer, compuseram a mesa o corregedor geral da Justiça Federal, ministro Arnaldo Lima, o presidente do TRT da 1a Região (RJ), desembargador federal Carlos Alberto Araújo Drummond, e o desembargador federal aposentado Paulo Barata, coordenador do Programa TRF2 – 25 Anos, que, logo após a fala do presidente, fez uma apresentação dos projetos que integram a iniciativa.

Paulo Barata recordou os primeiros anos de atuação da Corte, destacando o empenho dos servidores e a amizade que se formou entre os juízes que formaram a sua primeira composição: “O Plenário era uma sala apertada. Mal cabiam os 14 magistrados que então o compunham. Mas era início de um processo de conhecimento pessoal e de ideias. As amizades que ali se formaram perduram até hoje. Nós vivemos juntos as agruras e alegrias dos primeiros anos”.

O desembargador esclareceu que os objetivos do Programa TRF2- 25 anos são os de “celebrar a data comemorativa, bem como resgatar a memória da instituição e sua importância no contexto do Poder Judiciário Federal”. Os projetos incluem o lançamento de um site, de dois livros, de um seminário científico, de uma exposição, de um selo postal personalizado, de um logotipo, de bótons para homenagear os magistrados e servidores “pioneiros” e de vídeos.  Mas o projeto principal tem sido a realização do registro da memória oral desses personagens, através de entrevistas gravadas.

Vice-presidente do TRF2 Poul Erik Dyrlund e Valmir Peçanha

Ainda na ocasião, o Plenário do TRF2 efetuou a entrega de bótons e placas comemorativas ao ministro Arnaldo Lima, ao próprio Paulo Barata, às desembargadoras federais Maria Helena Cisne e Cláudia Neiva, representando os atuais integrantes da Corte, aos desembargadores federais aposentados Agustinho Fernandes, Julieta Lídia Lunz, Valmir Peçanha, Frederico Gueiros, Sergio D’Andrea, Tania Heine e Clélio Erthal  e à esposa do desembargador federal Chalu Barbosa, sra. Martha Chalu Barbosa. Também receberam a homenagem familiares dos desembargadores federais falecidos Celso Passos, Romario Rangel e Ney Valadares, respectivamente, as sras. Marilda de Melo Rezende Passos, Cláudia Patrícia Felisberto Rangel e Abgail Valadares.

Em seguida, as comendas foram conferidas à desembargadora federal aposentada Liliane Roriz, aos servidores aposentados Eduardo Machado dos Santos, Armando Lima, que atuaram no TRF2 desde a sua instalação, e à funcionária terceirizada Maria da Penha Narciso, que trabalha na casa desde 1989. Por fim, os bótons foram entregues aos servidores ainda em atividade Rosemary Tavares, Lenora Schwaitzer, Adilson Faria, Dely Derze, Regina Marçal e Cláudia Simões, todos empossados há 25 anos.

Cláudia Simões e Sergio Schwaitzer