TRF2 dá início ao programa “TRF2 – 25 Anos”

Publicado em 16/12/2013

Para assinalar a passagem do jubileu de prata da criação do Tribunal pela Constituição e a sua instalação, o presidente da Corte, desembargador federal Sergio Schwaitzer, instituiu o programa “TRF2 – 25 Anos”, que reúne vários projetos e ações. O programa foi inaugurado no dia 26 de agosto, no Plenário da Corte (Rua Acre 80, centro do Rio), com o lançamento do projeto “Pioneiros”, dirigido pelo desembargador federal Paulo Barata, que também é coordenador da comissão idealizadora e organizadora do programa “TRF2 – 25 Anos”.

O “Pioneiros” envolve ações para a preservação da memória documental e oral, com a gravação, em vídeo, de entrevistas com os magistrados e servidores que já atuavam nos primórdios da Corte. O primeiro a falar foi o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Arnaldo Esteves Lima, que foi presidente do TRF2 de 2001 a 2003. Sua entrevista foi realizada no próprio dia 26 de agosto. Na sequência, será a vez de os servidores mais antigos da Casa serem convidados para contar suas experiências. A transcrição das falas será publicada em livro e o material audiovisual será disponibilizado para pesquisa.

Além do projeto “Pioneiros”, o programa “TRF2 – 25 Anos” inclui homenagens aos servidores mais antigos, o lançamento de um site, um selo comemorativo, uma logomarca do jubileu de prata e um projeto de memória iconográfica, entre outras ações.

Paulo Barata (à esquerda) e Arnaldo Lima lembram com bom humor dos primeiros anos do TRF2

Paulo Barata (à esquerda) e Arnaldo Lima lembram com bom humor dos primeiros anos do TRF2