Centro de Atendimento Itinerante do TRF2 dá continuidade a curso de agentes comunitárias no Complexo do Alemão

Publicado em 03/11/2015

O juiz federal Vladimir Vitovsky, titular da 9ª Vara Federal de Execução Fiscal da capital fluminense e supervisor do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal da 2ª Região (CAIJF), e a representante do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Cláudia Bonfim, dando continuidade à formação de um grupo de cerca de 50 agentes comunitárias de Saúde, palestraram no dia 27 de outubro, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. O encontro também contou com a participação de Adriana Hilu, médica perita do INSS.

Tendo como objetivo principal proporcionar o acesso a benefícios judiciais e previdenciários aos moradores, a iniciativa também visa à aproximação com a comunidade, que foi pacificada em 2012, e com isso conquistou mais liberdade para expor seus principais problemas e dúvidas.

“Ser juiz não é só atuar em processos, mas também fora deles, através de mecanismos de acesso à justiça e os direitos”, afirmou Vitovsky, na abertura do encontro “A Justiça Federal vai ao cidadão”. Ele explicou aos alunos a importância de estabelecer relações entre o Poder Judiciário e a sociedade, tornando-os mais próximos.

Os temas discutidos na ocasião compõem a programação didática de um projeto do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal da 2ª Região, que visa à realização de ações sociais fora das dependências da Justiça Federal, levando à parcela mais carente da população informações sobre direitos e sobre como usar os serviços do Judiciário federal.

Segundo Cláudia Bonfim, os objetivos do Programa de Educação Previdenciária do INSS compreendem a inclusão de trabalhadores no Sistema Previdenciário, a divulgação das políticas públicas e a valorização da cidadania. “Nossa meta é contribuir para a redução da informalidade, além de incluir temas previdenciários nos diálogos sociais e auxiliar cidadãos a compreender e a exercer seus direitos”, destacou.

Compartilhar: