“Pioneiros”: Ex-integrantes das Secretarias de Atividades Judiciárias e de Documentação e Divulgação são entrevistados

Publicado em 13/09/2017

Ex-integrantes da Secretaria de Atividades Judiciárias e Secretaria de Documentação e Divulgação do TRF2, no período de 1989 a 1991, foram entrevistados na tarde do dia 13 de setembro, na sala de Cinema do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio. O evento faz parte da segunda etapa do “Projeto Pioneiros”, cuja comissão foi instituída pelo presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes para dar continuidade ao programa, iniciado em 2013, e que já entrevistou os desembargadores da composição inicial da Corte.

A entrevista foi conduzida pelo desembargador federal aposentado Paulo Barata, responsável pelo “Pioneiros”. O projeto envolve ações para a preservação da memória documental e oral, com a gravação, em video, de entrevistas com os magistrados e servidores que já atuavam nos primóridos da Corte. A transcrição das falas será publicada em livro e o material audiovisual será disponibilizado para pesquisa.

Durante o encontro, também participaram ex-integrantes das Secretarias de Administração de Pessoal e de Planejamento e Orçamento que não puderam estar presentes no último dia 25 de agosto, ocasião em que integrantes das duas Secretarias foram entrevistados.

 

 

Servidores conversam com o desembargador Paulo Barata (4º a partir da esquerda) sobre os primeiros anos do TRF2
Servidores conversam com o desembargador Paulo Barata (4º a partir da esquerda) sobre os primeiros anos do TRF2

 

De acordo com a programação do Projeto Pioneiros 2017, os próximos entrevistados serão os ex-integrantes da Secretaria de Serviços Gerais. O evento acontecerá no dia 27 de setembro, também na Sala de Cinema do CCJF.

Primeira fase

Os desembargadores da composição inicial da Corte foram os primeiros a gravar, em video, as entrevistas. O primeiro a falar naquela ocasião foi o então corregedor-geral da Justiça Federal, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Arnaldo Esteves Lima, que foi presidente do TRF2 de 2001 a 2003. Em seguida, foi a vez dos desembargadores Agustinho Fernandes, Julieta Lunz, Tania Heine, Alberto Nogueira, Clélio Erthal, Valmir Peçanha, Frederico Gueiros, Sérgio D’Andrea, e o próprio Paulo Barata.

Segunda fase

Agora, em sua nova fase, é a vez de os servidores mais antigos da Casa serem convidados para contar suas experiências naquele primeiro biênio. Ao todo, serão realizadas oito entrevistas.

Confira a agenda das próximas entrevistas da segunda etapa do projeto “Pioneiros” 2017:

27/09/2017 – Secretaria de Serviços Gerais
31/10/2017 – Gabinete dos desembargadores Agustinho Fernandes, Julieta Lunz, Ney Valadares e Tânia Heine
21/11/2017 – Gabinete dos desembargadores Alberto Nogueira, Clélio Erthal e Arnaldo Lima
29/11/2017 – Gabinete dos desembargadores Chalu Barbosa, Valmir Peçanha e Celso Passos
12/12/2017 – Gabinete dos desembargadores Sérgio D’Andrea e Frederico Gueiros
14/12/2017 – 1ª, 2ª e 3ª Turmas do TRF2

Compartilhe