Presidente do TRF2 prestigia o 2º Seminário “Mulher, Poder e Democracia” no CCJF

Publicado em 27/03/2019

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) em sua missão de aproximar a Justiça da sociedade, e em sintonia com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, realiza de hoje, 27/3, até o dia 29/3 a segunda edição do Seminário Mulher, Poder e Democracia. Também faz parte da programação o evento “Interseções entre direitos e po(éticas)”, que visa debater e compartilhar reflexões sobre ideias e ações de mulheres nas áreas jurídicas, artísticas e científicas, cujas obras vêm influenciando novas concepções de Direitos Humanos e, por consequência, buscando aperfeiçoar as práticas do sistema de justiça brasileiro.

Participaram da mesa de abertura o presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, representando o presidente eleito do TRF2, desembargador federal Reis Friede, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), Ana Tereza Basilio, e a juíza federal da SJRJ, Carmen Silvia Lima de Arruda. A mediação ficou por conta da diretora executiva do CCJF, Maria Geralda de Miranda.

 

A partir da esquerda: Ana Tereza Basilio, Osair Victor, André Fontes, Carmen Silvia Arruda e Maria Geralda de Miranda

 

Ana Tereza Basilio abriu o encontro ressaltando os avanços conquistados pelas mulheres até aqui, mas lembrando que ainda há muitos espaços a serem ocupados por elas na sociedade.

Em seguida, Osair Victor leu um discurso preparado pelo presidente eleito do TRF2, Reis Friede, sobre as metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU, com especial atenção para o objetivo nº 5 da Agenda 2030, que prevê acabar com todas as formas de discriminação e violência contra mulheres.

Por sua vez, o presidente André Fontes destacou em seu discurso a importância da criação do Portal Mulher, um canal de divulgação da participação da mulher na Justiça Federal da 2ª Região em que o cidadão encontra matérias sobre iniciativas e medidas do TRF2 voltadas para o tema. Ele também celebrou o fato de que a maioria dos cargos da direção administrativa do Tribunal são ocupados atualmente por mulheres e completou lembrando que os povos que não reconheceram os direitos das mulheres ao longo da história não evoluíram como sociedade.

 

O 2º Seminário “Mulher, Poder e Democracia” está sendo realizado no CCJF

 

A programação segue até sexta-feira, 29/3, com encontros que apresentam debates sobre o poder e a democracia e compartilhamento de reflexões sobre ideias e ações de mulheres nas áreas jurídicas, artísticas e científicas, cujas obras vêm influenciando novas concepções de Direitos Humanos. Além de mesas de comunicações coordenadas, as participantes terão acesso a vídeos-debate, exposições, roda de conversa, entre outras atividades.

Confira a programação completa.

 

Plateia lotou a antiga Sala de Sessões do STF, localizada no CCJF
Compartilhar: