Presidente do TRF2 recebe visita do comandante do 1º Distrito Naval

Publicado em 20/07/2018

O presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, recebeu na quarta-feira, 18 de julho, a visita do comandante do 1º Distrito Naval, com base no Rio de Janeiro, almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes. Na ocasião, o chefe do mais importante comando regional da Força Naval brasileira entregou a André Fontes a Certidão de Serviço de Guerra prestado pelo pai do desembargador, sr. Walter da Silva Fontes.

O documento reconhece a atuação do ex-combatente em zona definida e delimitada de guerra, entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 1945. Walter da Silva Fontes teve participação nas operações realizadas pela Marinha na chamada Batalha do Atlântico, que foi a mais longa campanha militar contínua da Segunda Guerra Mundial, estendendo-se de 1939 até o fim do conflito.

O Brasil ingressou na batalha em 1942, unindo-se às Forças Aliadas, quando a Alemanha passou a atacar navios de guerra e mercantes brasileiros inclusive em águas territoriais do país. Até 1945, a Marinha do Brasil operou junto com a dos Estados Unidos da América, escoltando embarcações de carga e de passageiros. Ao todo, 35 embarcações nacionais foram afundadas por naus do Eixo, com 1.458 vidas perdidas, somando militares e civis.

José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, André Fontes, juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior (diretor da Seção Judiciária do Rio de Janeiro) e capitão Alhadas (1º Distrito Naval)

 

Compartilhar: