SJES promove, em março, encontros com mulheres de destaque na política, justiça e saúde*

Publicado em 26/02/2021

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES) promoverá nas próximas semanas três encontros com personalidades femininas que debaterão temas como política, saúde e assédio nas instituições.

Os encontros serão realizados dentro do programa ‘Tela Redonda’ – bate-papo virtual, criado na Seccional no ano passado, para discutir temas diversos como ferramentas de gestão para o trabalho remoto, auxílio emergencial, racismo, mercado de trabalho para transexuais, mindfulness, dentre outros.

Para os primeiros bate-papos de 2021, foram convidadas mulheres que estão fazendo a história do nosso país por sua trajetória de vida, trabalho e posicionamento perante as questões sociais e cotidianas. O evento terá a participação da vice-governadora do Estado do Espírito Santo Jacqueline de Moraes; da vereadora de Vitória Camila Valadão; da juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), escritora e ativista Andréa Pachá; da juíza federal da SJES Enara de Oliveira Olímpio Ramos Pinto; da epidemiologista, professora e PhD Ethel Maciel; da psiquiatra Janine Moscon e da médica da SJES Ana Márcia Oliveira de Gusman.

Os encontros serão realizados às quartas-feiras, nos dias 3, 10 e 17 de março, sempre a partir das 17h, pela plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cerimonial@jfes.jus.br, bastando manifestar o interesse em participar. O link de acesso ao evento será encaminhado, por e-mail, aos inscritos.

 

 

As participantes

A juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, que será a mediadora dos debates, é diretora do Foro por dois biênios consecutivos (2017/2019 e 2019/2021) e titular da 6ª vara Federal Cível de Vitória. Graduada pela PUC-Rio, tem mestrado em Direito Público pela UERJ. Foi Procuradora do Estado do RJ. Atuou por dois anos como juíza convocada no Núcleo Permanente de Conciliação e Solução de Conflitos do TRF2, foi membro do Tribunal Regional Eleitoral do ES (2015-2017) e atuou como juíza auxiliar da propaganda eleitoral em 2018. Coordena o Laboratório de Inovação da SJES.

A vice-governadora Jacqueline Moraes é nascida em Duque de Caxias (RJ). Veio para o Estado aos 12 anos e fez do Espírito Santo sua casa. É empreendedora individual e estudante de Direito. Já foi vereadora no Município de Cariacica entre os anos de 2013 e 2016. Em seu mandato como vereadora em Cariacica, foi vice-presidente da Mesa Diretora e relatora de importantes comissões, como de saúde, educação e assistência social. Apresentou vários projetos voltados para defesa das mulheres, como o “Fórum Permanente de Debates em favor da Erradicação da Violência contra as Mulheres”. É atuante no segmento de mulheres socialistas e nas áreas política e comunitária, principalmente nas periferias.

Camila Valadão, vereadora do Município de Vitória, é assistente social e doutoranda em Política Social pela UFES, onde atuou no Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALSS) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH). Desde o início de seu trabalho, tem se dedicado à luta em defesa das mulheres, da negritude, da juventude e dos direitos humanos. Em 2020, Camila Valadão foi eleita a primeira vereadora negra de Vitória.

Andréa Pachá é juíza, formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Antes de ingressar na magistratura, participou de um grupo de dramaturgia e trabalhou com cinema e teatro com nomes como Alcione Araújo, Amir Haddad, Aderbal Freire-Filho e Rubens Correa. Depois de quase 20 anos à frente de uma Vara de Família, Andréa atualmente atua na Vara de Sucessões. Foi membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e coautora da Cartilha da Nova Lei de Adoção e Pela simplificação da linguagem jurídica. Pela sua atuação no CNJ, recebeu, em 2010, o Diploma Bertha Lutz. Possui artigos publicados em jornais de circulação nacional e revistas especializadas. Além de “Velhos são os outros”, Andréa Pachá é autora dos livros de “Segredo de Justiça” e “A vida não é justa”.

Nascida em Vitória/ES, Enara Olímpio bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1994. É mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), título obtido em 2000. É juíza titular da 2ª Vara Federal Cível de Vitória e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual da SJES. Antes de seu ingresso na magistratura federal, atuou como advogada e procuradora autárquica do Instituto Nacional do Seguro Social no Rio de Janeiro (INSS/RJ), além de procuradora da Fazenda Nacional em Vitória/ES. Foi diretora do Foro da SJES no período de Abril/2005 a Abril/2007, suplente da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais em diversos períodos e atuou como juíza convocada no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Foi membro substituto do TRE/ES no biênio Junho/2005 a Junho/2007, tendo atuado como juíza auxiliar (propaganda eleitoral) da Corte nas Eleições de 2006. No biênio Junho/2007 a Junho/2009 atuou como membro efetivo da Corte Eleitoral.

A professora e pesquisadora Ethel Maciel foi vice-reitora da UFES de 2013 a 2019. É graduada em Enfermagem pela UFES, com mestrado em Saúde Pública, doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia e pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University. Em fevereiro de 2019, foi eleita presidente da Rede-TB. Anteriormente, ela ocupava o cargo de vice-presidente desta organização não governamental que trabalha para o desenvolvimento de pesquisa e controle da tuberculose. Integrante do comitê técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS) que auxilia os países com elevados índices de tuberculose a combater a doença, Ethel Maciel também foi convidada a compor o grupo de trabalho Situação Epidemiológica da COVID-19 e definição da população-alvo para vacinação. O grupo faz parte de um comitê criado pelo Ministério da Saúde (MS) que coordenará a distribuição da vacina contra o coronavírus. A professora é a única pesquisadora do Espírito Santo a participar desse trabalho, indicada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Janine Moscon é médica psiquiatra titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Além disso, é professora de pós-graduação em Psiquiatria na Universidade de Vila Velha (UVV). Em relação a sua formação acadêmica, Janine tem pós-graduação em Dependência Química pela UNIFESP, pós-graduação em Medicina Física e Reabilitação pela PUC-Rio, mestrado em Ciência Fisiológicas pela UFES, e possui também formação em Neuromodulação pelo IPq USP e Neurofeedback (Brain Trainer).

A médica Ana Márcia Oliveira de Gusman é endocrinologista e servidora concursada da SJES desde 1997. Atua na Seção de Serviços de Saúde, vinculada ao Núcleo de Gestão de Pessoas da Seccional.

Serviço

Telas Redondas Especiais “Dia Internacional da Mulher” (plataforma Zoom)

Dia: 3/3, 17h

Abertura: Juíza Federal Cristiane Conde Chmatalik (diretora do Foro da SJES)

Tema: Mulher e Política

Convidadas:

Jacqueline Moraes – vice-governadora do Estado do Espírito Santo

Camila Valadão – vereadora do Município de Vitória

Dia: 10/3, 17h

Temas: Assédio Institucional, Assédio Moral e Assédio Sexual

Convidadas:

Andréa Pachá (juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro)

Enara de Oliveira Olímpio Ramos Pinto (juíza federal da SJES)

Dia 17/3, 17h

Tema: Saúde da Mulher na Pandemia

Convidadas:

Ethel Maciel (professora da Ufes, enfermeira e epidemiologista PhD)

Janine Moscon (psiquiatra)

Ana Márcia Oliveira de Gusman (médica do Serviço de Saúde da SJES) – Mediadora

Inscrições: cerimonial@jfes.jus.br

*Com informações da SJES

Compartilhar: