TRF2 apoia a campanha Novembro Azul que alerta sobre câncer de próstata e saúde masculina

Publicado em 07/11/2017

Com o objetivo de sensibilizar sobre a prevenção do câncer de próstata e de outros tipos de doenças que afetam a população masculina, o Tribunal promove no mês de novembro ações de conscientização da Campanha Novembro Azul, tais como divulgação das peças impressas e digitais da campanha nas dependências da Instituição, iluminação na cor azul na entrada do prédio-sede e na fachada do Centro Cultural Justiça Federal/CCJF, matérias sobre o tema na Intra e Internet, além da mudança na interface desses portais, a fim de atender à identidade do Novembro Azul.

 

Fachada do CCJF

Campanha Novembro Azul

Inspirado pelo movimento Movember, surgido na Austrália, a campanha do Novembro Azul foi trazida ao Brasil em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo inicial de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino e o câncer se caracteriza quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Posteriormente, com o advento da Portaria nº 1.944/2009, do Ministério da Saúde, que instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a campanha foi ampliada para que pudesse abordar a saúde integral do homem. Hoje, ela faz parte do calendário nacional de prevenções e tem como principal propósito alertar os homens para que cuidem mais da saúde, além de lembrar sobre a necessidade de prevenção e realização de exames.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que, só no Brasil, em 2017, são esperados 61.200 novos casos, atingindo principalmente homens a partir dos 65 anos de idade, sendo este o segundo tipo de câncer masculino que mais ocorre no país, depois do câncer de pele não melanoma.

 

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