TRF2 inicia obra para substituir estrutura metálica que suporta torres de resfriamento do sistema de ar condicionado

Publicado em 13/04/2018

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SIE) executará, a partir de segunda feira, dia 16 de abril, nova obra na estrutura que suporta as torres de resfriamento do sistema de ar condicionado situadas na cobertura do prédio (anexo I e sede) do Tribunal, no centro do Rio.

Essa obra prevê o reforço estrutural da base de concreto das torres de arrefecimento; a recuperação e reforço estrutural das caixas d’água; e a impermeabilização da cobertura do prédio.

De acordo com o engenheiro responsável, Mário Lineu, esse serviço de recuperação é essencial para a segurança da estrutura dessas torres. Segundo ele, “temos uma caixa d´agua que não pode ser usada devido a uma degradação da estrutura ocorrida ao longo do tempo, mas sem nenhum risco de colapso, pois não está em carga. Além disso, também será feita uma reestruturação nas bases de concreto das torres de resfriamento, bem como a troca da estrutura metálica”, explicou.

 

A obra prevê a substituição da estrutura metálica que suporta as torres de resfriamento do sistema de ar condicionado

 

Caixa d’água

 

Segundo informações extraídas do Plano de Obras da Justiça Federal da 2ª Região para 2019, o complexo predial do Tribunal é atendido por dois sistemas de refrigeração centrais. O sistema que atende ao prédio Sede remonta à época da sua construção, quando a instalação foi construída para atender ao Instituto Brasileiro do Café (IBC). O sistema, que está há mais de 40 anos em uso, é composto por torres de arrefecimento, bombas hidráulicas e condicionadores do tipo que reúne todas as unidades dentro do aparelho. Estes equipamentos apresentam alto nível de desgaste, o que onera bastante a manutenção e impõem um alto consumo energético devido à tecnologia da época.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: