TRF2: Sala de Leitura Desembargadora Salete Maccalóz é inaugurada, no 22º andar

Publicado em 18/03/2019

Em homenagem à desembargadora federal Salete Maccalóz, que exerceu de forma brilhante a magistratura na Justiça Federal e o magistério, foi inaugurada, nesta segunda-feira (18/3), a Sala de Leitura Desembargadora Salete Maccalóz, no 22º andar do Tribunal (Rua Acre 80, Centro). Coube ao presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, fazer as honras da casa.

Esse espaço contém o acervo pessoal da magistrada, membro da Corte no período de 17 de dezembro de 2008 a 2 de fevereiro de 2017, data de seu falecimento. O acervo foi doado pela família ao TRF2 e contém livros nas áreas de política, história, sociologia, filosofia, literatura e biografias, incluindo diversas obras raras.

A irmã de Salete, Glae Eva Macalos, representou a família na cerimônia. Também estavam presentes na cerimônia Luciano Bandeira, presidente da OAB-RJ, Paulo Máximo, presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas, o jurista Técio Lins e Silva, dentre outras autoridades e desembargadores do Tribunal.

 

André Fontes inaugura Sala de Leitura Desembargadora Salete Maccalóz em companhia da irmã de Salete, Glae Eva Macalos

 

Obras Raras e Especiais

Na sequência, os presentes se deslocaram até o interior da Biblioteca do TRF2, no 8º andar, onde a desembargadora federal Simone Schreiber, amiga de Salete Maccalóz, abriu a Sala de Obras Raras e Especiais, local que abrigará alguns exemplares de grande valor histórico, com acesso restrito.

 

Desembargadora Simone Schreiber inaugura a Sala de Obras Raras e Especiais no 8º andar

 

Sobre a desembargadora Salete Maccalóz

Natural da cidade gaúcha de Soledade/RS, Salete Maccalóz era formada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, desde 1972. A magistrada, entre vários outros títulos, era mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RJ e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Salete Maccalóz foi ainda docente da UFRJ, da PUC/RJ e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A desembargadora iniciou sua carreira em 1976, em Porto Alegre, onde exerceu a advocacia. Em 1987, ela ingressou na Justiça Federal, após ser aprovada no quinto concurso realizado pelo extinto Tribunal Federal de Recursos, transformado pela Constituição Federal de 1988 nos cinco Tribunais Regionais Federais. Em 2008, tomou posse como desembargadora federal do TRF2, onde compôs e presidiu as 3ª e 7ª Turmas Especializadas. Além disso, Salete Maccalóz foi corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região no biênio 2013/2015. Posteriormente, a desembargadora integrou a 6ª Turma Especializada do TRF2.

Compartilhar: