Atribuições
Inspeções e correições
“Correição” é mesmo que “correção”.
Mas o trabalho do Corregedor e sua equipe vão muito além de corrigir; sua atuação tem o objetivo principal de colaboração com os Juízos Federais de 1ª Instância.
Assim, apoiamos os Juízes e servidores na descoberta das melhores soluções para desafios específicos e para o aumento do desempenho e produtividade, focados em melhorar a eficiência na prestação da Justiça.
Utilizamos e aperfeiçoamos poderosas ferramentas de análise de dados computacionais, para auxiliar os Juízos no cumprimento das Metas e Diretrizes do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do Conselho da Justiça Federal – CJF.
A Correição é conduzida pela corregedoria e ocorre, pelo menos, a cada 2 anos, em cada Juízo Federal.
A Auto-inspeção ocorre anualmente e é conduzida pelos próprios Juízos, com o acompanhamento da corregedoria.
Movimentação de magistrados
Atividades ligadas à vida funcional dos magistrados de 1° Grau, dentre as quais, o controle e elaboração de atos relacionados a férias, designações, afastamentos, licenças, promoções, remoções, formação de grupos de auxílio, vitaliciamento e convocações e a instrução de processos administrativos.
Procedimentos administrativos
Apuração de irregularidades e prestação de esclarecimentos relativos às atividades desempenhadas pelos magistrados e servidores.
Atividade regulatória
Expedição de atos normativos e orientações destinados à organização e funcionamento dos serviços forenses e ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.