Metas e desempenho

As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade.

A Corregedoria está empenhada em acabar com o estoque de processos causadores de altas taxas de congestionamento nos Juízos.

Por isso, investimos em avançadas ferramentas tecnológicas de gestão de dados, que permitem a análise do desempenho dos Juízos e fornecem todas as informações essenciais para melhor organização dos trabalhos e tomadas de decisão.

O Painel de Indicadores da Corregedoria oferece gráficos percentuais e permite o acesso a diversos relatórios dentre os quais: petições pendentes, processos parados, execuções contra grande devedores, monitoramento de perícias médicas, produtividade do Juízo, dentre outros.

O Painel de desempenho dos Juízos apresenta as principais informações da tramitação de processos, tais como: o acervo de processos (ativo, suspenso e parado), a taxa de congestionamento e o percentual de cumprimento das Metas do CNJ e do CJF.

O Painel de desempenho dos magistrados traz, no período selecionado, a produtividade de cada Magistrado, organizada por despacho, decisão e sentenças – estas agrupadas por tipo.

O Painel de plano de trabalho foi desenvolvido para atender à Diretriz Estratégica nº 1 das Corregedorias (Desenvolver projeto de trabalho junto às Unidades Jurisdicionais com maior dificuldade em atingir as Metas Nacionais 1 e 2 do CNJ ou com recorrente excesso de prazo de conclusão), estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, e disponibiliza um relatório com os Juízos deficitários, em relação às referidas metas e com excesso de prazo na conclusão para sentença. Assim, permite, de forma objetiva e eficiente, a formação de Grupos de Trabalho que atuarão em auxílio à Unidade.

O Portal de Estatística apresenta diversos relatórios prontos, como: ações relacionadas ao COVID-19 (e correlato Auxílio-Emergencial) e dados globais da Justiça Federal da 2ª Região. Além disso, possibilita a criação de relatórios particularizados, mesclando apenas as informações de interesse do usuário. Esta última opção exige que o usuário se logue no sistema.