Justiça Federal da 2ª Região implanta o Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH)

Publicado em 30/10/2025

No dia 29 de outubro de 2025, iniciou-se o uso, na Justiça Federal da 2ª Região, do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH). Desenvolvido, inicialmente, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SERH foi aprovado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio da Resolução CJF n. 696/2021,  como sistema corporativo nacional para a gestão de pessoas no âmbito do primeiro e do segundo graus de jurisdição.

No âmbito da JF2, o SERH será implantado de forma gradual. Inicialmente, o sistema está disponível para desembargadores(as) e juízes(as) federais. Em data futura a ser divulgada oportunamente, haverá a disponibilização do módulo para servidores(as).

Considerando a implantação para magistrados(as), a ativação das funcionalidades do novo sistema se dará em duas fases: de 29 de outubro a 11 de novembro, apenas o módulo de férias está acessível para marcação do primeiro período de férias para o ano civil 2026, pelos(as) juízes(as) federais titulares e substitutos(as).

A marcação de férias dos(as) desembargadores(as) federais, bem como dos(as) juízes(as) federais convocados(as) com prejuízo de jurisdição, seguirá o procedimento disposto no Ofício Circular TRF2 nº 1341799.

Cabe observar que, ao longo da implantação dessa primeira etapa, o módulo de férias do sistema JUIWEB será descontinuado.

A partir de 12 de novembro, terá início o uso do sistema SERH para todos os módulos atinentes à vida funcional dos(as) magistrados(as), incluindo os destinados ao registro de plantão; cadastro de dependentes; e solicitação de benefícios e de reembolso de medicamentos.

Acesso ao novo sistema

link de acesso ao sistema está disponível na INTRANET do TRF2 em: Menu “Sistemas e serviços” > SERH, e também na página do SERH, localizada na área “Portais”, onde encontram-se divulgados materiais de apoio, capacitação e a seção Perguntas Frequentes.

SERH é anunciado no TRF2

Representante do Conselho da Justiça Federal (CJF), magistrados dos Tribunais Regionais Federais – 2ª, 3ª e 4ª Regiões e servidores de áreas estratégicas do TRF2 se reuniram, na tarde de 29/10, para uma apresentação do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH). O encontro aconteceu pela plataforma Zoom.

A reunião foi conduzida pelo secretário-geral do Conselho da Justiça Federal e gestor do projeto de implantação do SERH na Justiça Federal, juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos. Durante o encontro, foi feita uma apresentação técnica, destacando as vantagens da utilização do novo sistema e as próximas etapas de implantação.

Participaram também da reunião, dentre outros representantes institucionais, o corregedor-regional da Justiça Federal na 2ª Região, desembargador federal Firly Nascimento Filho; o coordenador do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos, desembargador federal Marcelo Malucelli (TRF4); a desembargadora federal Daldice Maria Santana de Almeida (TRF3); o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF2 Eduardo André de Brito Fernandes, representando o presidente da Corte, desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho; a juíza federal auxiliar da Presidência do TRF3 Adriana Delboni Taricco; e o diretor-geral em exercício do TRF2, servidor Fabiano Mendonça Furtado.

Compartilhar: