17.º Encontro Nacional do Judiciário quer fortalecer cultura e sustentabilidade entre instituições*

Publicado em 04/12/2023

O 17.º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ) contará com apresentações musicais, ações culturais e de sustentabilidade, a fim de envolver gestores e autoridades dos tribunais brasileiros no fortalecimento das ações de cultura e de cuidados com o meio ambiente pelo Poder Judiciário. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), começa nesta segunda-feira (4/12), em Salvador, e tem a parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o governo do estado da Bahia e a prefeitura de Salvador.

Para além da programação tradicional – que inclui debates sobre temas atuais da Justiça brasileira e culmina na aprovação das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o próximo ano, o 17.º ENPJ apresentará expressões culturais até a terça-feira (5/12). Na abertura do evento, um grupo dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) executará o Hino Nacional brasileiro.

Na mesma solenidade, o bloco afro mais antigo e conhecido do país, o Ilê Aiyê, entoará o hino do estado da Bahia. Fundado em 1974, o bloco nasceu com a proposta de ser formado exclusivamente por pessoas negras. A medida pioneira reforçou a representatividade e a cultura do povo negro no país.

A artista Ana Mametto também fará uma apresentação na abertura do Encontro deste ano, que será encerrado na terça-feira (5/12), pelo cantor e compositor Jauperi (Jau), ex-integrante do Olodum.

O evento apresentará, ainda, produtos fabricados de maneira sustentável, com objetivo de contribuir para o fortalecimento, no Judiciário, do conceito de preservação do meio ambiente e de sustentabilidade. Serão disponibilizados materiais como copos de papel e blocos de nota com papel reciclável, além da coleta seletiva do lixo.

Justiça e eficiência

No dia de abertura do 17.º ENPJ, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, fará palestra magna sobre “Magistratura, eficiência do Poder Judiciário e uso das tecnologias”. Esta é a primeira edição do evento sob a gestão do ministro Barroso.

Ao final do último dia, serão apresentadas as Metas Nacionais do Judiciário para 2024. As metas representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, de maneira a proporcionar à sociedade um serviço mais célere, eficiente e de qualidade.

Acesse a programação completa do evento

O evento contará com a presença dos presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Côrrea, do Superior Tribunal Militar (STM), ministro tenente brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, do presidente do TJBA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e do corregedor-geral da Justiça do TJBA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, entre outros magistrados.

*Fonte: Agência CNJ de Notícias

Compartilhar: