1ª edição do Prêmio Memória do Poder Judiciário recebe mais de 100 inscrições*

Publicado em 05/04/2022

Com 107 inscrições em sua primeira edição, o Prêmio Memória do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será entregue durante o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que será realizado entre os dias 10 e 13 de maio, em Recife (PE). A solenidade será realizada no último dia do evento, às 9h.

A premiação reconhece ação, atividade, experiência, projeto, programa, produção científica ou trabalho acadêmico que contribua para preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário, integrantes do patrimônio cultural brasileiro, e para a promoção dos direitos humanos. São sete categorias: Especial; Difusão Cultural e Direitos Humanos; Trabalho Acadêmico ou Científico; Patrimônio Cultural Arquitetônico; Patrimônio Cultural Arquivístico; Patrimônio Cultural Bibliográfico e; Patrimônio Cultural Museológico. O grupo com mais inscritos nesta primeira edição foi o de Difusão Cultural e Direitos Humanos.

O tema da categoria Especial desta edição é “Portal de Memória”. Segundo o coordenador do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Leandro Galluzzi, “o Prêmio tem o importante objetivo de promover a conscientização e a reflexão dos integrantes do Poder Judiciário e da sociedade, quanto à necessidade de conhecimento e valorização da História do Poder Judiciário. Além de estimular a eficiência e a inovação ao reconhecer e disseminar boas práticas voltadas à preservação e difusão da memória do Poder Judiciário”.

Evento

O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário terá, em sua programação, palestras e painéis de diversos temas, divididos em quatro eixos: Gestão de Memória; Conservação Preventiva e Preservação Digital; História Institucional e Patrimônio Cultural; e Promoção de Cidadania e Difusão de Acervos.

Criado pela Resolução CNJ n. 316/2020, que instituiu o 10 de maio como Dia da Memória do Poder Judiciário, o Encontro fomenta o intercâmbio de conhecimento e experiências de profissionais dos setores relacionados à memória dos tribunais, além de especialistas das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. O primeiro encontro foi realizado na modalidade virtual, devido à pandemia da Covid-19.

*Fonte: Agência CNJ de Notícias

 

Compartilhar: