TRF2: 2º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário acontece no CCJF

Publicado em 20/03/2024

 

Organizado pelo Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e pela Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (BibliomemoJus), com apoio institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  dos Tribunais Superiores e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), começou hoje (20/3) o 2º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD).

Bibliotecários, profissionais da Informação, magistrados e servidores participarão até 22/3, das 10h às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), do encontro, que tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão, aprendizado e troca de experiências entre profissionais de bibliotecas que atuam no âmbito do judiciário.

De acordo com os promotores do evento, diante do contexto contemporâneo, no qual as bibliotecas enfrentam desafios constantes em relação à preservação da memória, incorporação de inovações tecnológicas e promoção dos direitos humanos, o tema escolhido, “Bibliotecas – Construindo Redes de Memória, Inovação e Direitos Humanos”, assume um papel crucial para guiar as discussões e atividades do encontro.

A abertura do 2º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário ficou a cargo do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador federal Guilherme Calmon, que após registrar sua alegria pela presença de todos e todas no CCJF, no RJ, fez algumas reflexões sobre o tema. Prestigiaram também a mesa de abertura, representando a desembargadora federal e diretora-geral do CCJF Simone Schreiber, Daniela Pfeiffer (diretora executiva do CCJF), além do juiz de direito, pesquisador e doutor em Direito Civil (História do Direito) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Alexandre Böttcher, e a bibliotecária e organizadora do evento Klara W. Freire.

 

Foto da mesa de abertura do 2º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD).
Abertura do 2º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (ENABIJUD)

 

“Livros físicos, livros eletrônicos. Biblioteca física, biblioteca virtual. São inúmeros os desafios que atualmente a humanidade se depara, devido aos avanços tecnológicos e, simultaneamente, o abandono de certos hábitos e práticas cultivadas durante a sua evolução”, destacou. A necessidade da busca do equilíbrio entre a modernidade e a tradição hoje é imperativa – continuou.

“A importância do patrimônio bibliográfico e a gestão da memória pelas bibliotecas judiciárias, a difusão do patrimônio e dos serviços bibliográficos, a gestão de dados em bibliotecas digitais, a inteligência artificial, a transformação digital e a experiência do usuário nas biliotecas, a Agenda 2030 e os compromissos das biliotecas, o planejamento do futuro das bibliotecas do judiciário, todos esses, coincidentemente, temas de cada um dos paineis que foram concebidos para esses três próximos dias, demonstram quão desafiantes são os tempos atuais”, afirmou.

Vivemos o dilema – continuou – “de não nos deixarmos imobilizar pelo receio do novo e dos avanços e, simultaneamente, não passarmos uma “borracha” naquilo que se conquistou à duras penas na consolidação dos avanços civilizatórios, da busca do conhecimento e de sua difusão baseados em valores democráticos, humanistas e igualitários”, destacou.

Por fim, Guilherme Calmon enalteceu o ENABIJUD destacando que “essa é uma boa oportunidade de consolidar a realização do encontro e mostrar a indispensabilidade de termos a biblioteca como um ambiente democrático e plural”, encerrou.

Programação

No dia 21 de março, a programação se inicia, às 10h, com o tema “Gestão de dados em bibliotecas digitais”. Na ocasião, o Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira (Unirio) discorrerá sobre “Como os sistemas de recomendação podem auxiliar na construção e prospecção das bibliotecas digitais e virtuais para o grande público”. Em seguida, Luana Farias Sales (CNEN, IBICT/UFRJ) falará sobre “Repositório de dados de pesquisas jurídicas”. Encerrando o encontro na parte da manhã, será a vez de Anastácia Freitas de Oliveira (TRT da 10ª Região), Tânia Cristina de Oliveira (CJF) e Maria Aparecida de Assis Marks (Diretora da Biblioteca do CJF) abordarem os “Requisitos técnicos para bases de dados jurídicas / Grupo de Trabalho Requisitos do GIDJ-DF”.

Na parte da tarde, estão previstas visitas à Biblioteca Nacional e/ou Real Gabinete Português. Em seguida, a partir das 16h, será a vez da abordagem do tema “Inteligência Artificial, Transformação Digital e Experiência do Usuário nas Bibliotecas: Explorando como as bibliotecas podem adotar tecnologias como inteligência artificial, automação e digitalização de acervos para melhorar a eficiência e a acessibilidade das informações, classificação e indexação, análise de dados, melhoria da experiência do usuário e maior participação na inovação das instituições do Judiciário”. O palestrante será Cláudio José Silva Ribeiro (UNIRIO) e o mediador será Luiz Guilherme Martins (SJSP). Por fim, das 18h30 às 19h30, haverá uma prática colaborativa entre os grupos de trabalho.

No dia 22 de março, na parte da manhã, a programação abordará o tema “Agenda 2030”. O primeiro painel do dia abordará “O Papel das Bibliotecas no contexto da Agenda 2030”. A palestra será apresentada por Neide Di Sordi (Transformando Bibliotecas Jurídicas em Agentes de Mudança para os Objetivos da Agenda 2030: O Papel das bibliotecas na Disseminação do Conhecimento e na Promoção da Justiça Sustentável) e Eliete de Sousa Pereira, mestra e Analista em Biblioteconomia na Justiça Federal do Estado do Pará – 1ª Região (Bibliotecas No Contexto Da Agenda 2030 Da ONU), seguido de debate público. O mediador/debatedor será Rodrigo Japiassu.

Já o segundo painel apresentará “A prática das bibliotecas voltada ao compromisso das ODS”, com apresentação de Leandro de Souza, Bibliotecário da Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região – RN (Acervo 2030) e Elaine Ribeiro, chefe da Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (Agenda 2030 e as bibliotecas jurídicas: a experiência do projeto “Justiça na Escola”). A mediadora/debatedora será Leiliane S. Rabelo.

Na parte da tarde, a partir das 14h, será a vez da abordagem do tema “Bibliotecas do Judiciário: planejando o futuro”. O palestrante será José Gustavo Corrêa (Bibliotecário PGE/RJ) e a mediação ficará a cargo do Dr. Carlos Alexandre Böttcher (TJSP).

Por fim, a partir das 16h30, haverá uma prática colaborativa entre os grupos de trabalho, além do encerramento do encontro e leitura do documento construído durante o II ENABIJUD.

Confira a programação completa do II ENABIJUD na página do encontro no CCJF.

I ENABIJUD

O 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (I ENABIJUD) foi realizado em março de 2023 pelo TRF1 e pela Rede BibliomemoJus com o apoio institucional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM). Com cerca de duzentos participantes de todo o país, o Encontro Nacional teve palestras e comunicações relacionadas a quatro eixos principais: Gestão, Biblioteca Digital e Redes, Memória e Inovação.

Compartilhar: