2º Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Federal terá como foco linguagem simples, comunicação acessível e IA*

Publicado em 03/06/2024

 

O evento acontece nos dias 3 e 4 de junho, na sede do Conselho, em Brasília

A Assessoria de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (Ascom/CJF) realizará, nos dias 3 e 4 de junho, o 2º Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Federal, que abordará temas ligados a linguagem simples, comunicação acessível e inteligência artificial (IA). O evento acontecerá presencialmente na sede do CJF, em Brasília (DF), e reunirá profissionais de comunicação, designers gráficos e integrantes das áreas de redes sociais do Conselho, dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das seções e subseções judiciárias da Justiça Federal.

O encontro visa debater estratégias para tornar a comunicação da Justiça Federal com a sociedade cada vez mais eficiente, bem como promover a troca de experiências entre assessores e técnicos sobre os desafios enfrentados na implementação dos processos de comunicação do Poder Judiciário.

A assessora-chefe da Ascom/CJF, Ana Cristina Rosa, destacou que as atividades foram idealizadas especialmente para atender às necessidades atuais da Justiça Federal: “No encontro vamos estreitar o diálogo com todas as áreas de comunicação da Justiça Federal e, juntos, iremos pensar em formas inovadoras de ampliar e melhorar a relação do Poder Judiciário com os cidadãos, sempre com foco na transparência, clareza, e no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”.

Programação

A abertura do encontro está marcada para o dia 3, às 10 horas, seguida do primeiro painel, intitulado “Inteligência artificial e comunicação pública: como usar a tecnologia em favor do interesse público”, que será conduzido pelo cofundador e diretor executivo da WeGov, André Tamura.

À tarde, a partir das 14 horas, haverá a palestra “A importância da linguagem simples”, ministrada pela jornalista Patrícia Roedel, e complementada pela oficina sobre o mesmo tema.

As atividades terão continuidade dia 4, a partir das 9 horas, com a oficina “Comunicação acessível/acessibilidade digital” comandada pela fundadora da empresa Maria Inclusiva, Elza Maria Albuquerque.

Na sequência, os profissionais participarão de debates sobre o Manual de Identidade Visual da Justiça Federal, apresentado pelo criador da logomarca da Justiça Federal e coordenador de Produção Gráfica e Visual do TRF da 2ª Região (TRF2), Ricardo Horta; e pelo designer do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ), Eduardo Carvalhal, que já atuou como supervisor do Setor de Planejamento Visual da Ascom/CJF.

A plenária do encontro está prevista para as 14h30, com a participação dos assessores de comunicação da Justiça Federal.

*Fonte: CJF

Compartilhar: