4º Fórum Nacional de Alternativas Penais (Fonape)

Publicado em 01/08/2023

 

Principal espaço de reflexões e debates sobre as alternativas penais no Brasil, o Fórum Nacional de Alternativas Penais (Fonape) terá sua 4ª edição entre 13 e 15 de setembro, presencialmente, em Brasília-DF. Neste ano, o evento abordará o tema “Alternativas penais e políticas sobre drogas: caminhos para novos paradigmas no Brasil”.

O evento é uma iniciativa do programa Fazendo Justiça, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com importante apoio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENAD).

Painelistas de diferentes áreas de conhecimento, brasileiros e estrangeiros, compõem a programação, que procurará abordar, sob lentes diversas, o tema das drogas, buscando superar os desafios quanto aos processos de criminalização e encarceramento.

Importante lembrar que as legislações sobre drogas, no Brasil e no mundo, foram um dos principais fatores para o aumento da população carcerária. Segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais relativos ao segundo semestre de 2022, há, no Brasil, mais de 130 mil homens e mais de 13 mil mulheres encarcerados pelos tipos penais da lei de drogas, representando, respectivamente, 24% e 44% das populações carcerárias masculina e feminina do país. Em um sistema prisional reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como um estado de coisas inconstitucional, o evento desafia a pensar novos caminhos e na via incontornável das alternativas penais.

SERVIÇO:

Evento: 4º Fórum Nacional de Alternativas Penais – Fonape 2023

Datas e horários:

  • Dia 13/9           – Das 18h às 20h30;
  • Dias 14 e 15/9 – Das 9h às 18h30.

Local: CNJ (Brasília – DF), com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube

Público-alvo: Magistrados, servidores, instituições parceiras que atuam no campo da justiça criminal e público em geral.

Inscrições: Gratuitas, através de formulário próprio

Para obter mais informações ou conhecer a programação completa, acesse a página do evento.

Fonte: Com informações da Agência CNJ de Notícias

Compartilhar: