“A Justiça Federal vai ao Cidadão”: Atendimento itinerante da 2ª Região vai ao Complexo do Alemão*

Publicado em 20/06/2014

Ação facilita acesso de moradores a benefícios judiciais e previdenciários
 
        A Praça do Conhecimento de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, sediou no dia 11 de junho, a ação “A Justiça Federal Vai ao Cidadão”, realizada pela Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região (COJEF), como parte do projeto Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF).
        Tendo como objetivo principal proporcionar o acesso a benefícios judiciais e previdenciários aos moradores, a iniciativa também visa à aproximação com a comunidade, que foi pacificada em 2012, e com isso conquistou mais liberdade para expor seus principais problemas e dúvidas.
        “É preciso levar ações como estas para outros pontos do Complexo do Alemão, como o Morro do Adeus. Estes encontros são como uma luz no fim do túnel, nos apontando que hoje conquistamos direitos, deveres, justiça e cidadania. Agora a gente pode contar com o apoio que vem de fora. As pessoas ganharam incentivo e coragem para conhecer as comunidades e levar inclusão para elas”, comentou a presidente da ONG Nascibem, Maria Mariza Conceição do Nascimento.
        Durante o evento, que contou com cerca de 30 pessoas, os juízes Vladimir Vitovsky e Paulo Alberto Jorge apresentaram a Justiça Federal para o público, que participou ativamente, respondendo às perguntas dos magistrados e também fazendo questionamentos. “Essas ações são voltadas para a comunidade com uma finalidade didático-pedagógica, que consiste em: primeiro, ouvir a população; segundo, apresentar o que é a Justiça Federal e terceiro, mostrar quais são os principais direitos das pessoas que são lesadas na esfera federal”, explicou Vladimir Vitovsky.
        No final da apresentação o aposentado Florindo Gonçalves Martins, que aos 83 anos é considerado um dos fundadores da comunidade, falou sobre a importância da aproximação entre o Poder Público e a população carente, e destacou que o Complexo do Alemão guarda muitas coisas boas que ainda precisam ser exploradas. “Quero agradecer os responsáveis pela chegada deste projeto aqui e pedir para que não seja uma ação pontual. É importante que estas e outras oportunidades de aprendizado aconteçam com frequência, para lapidar os talentos que são muitos ao redor do Complexo. Por duas vezes fui presidente da Associação de Moradores local, sou morador da comunidade há 70 anos e fico satisfeito em ver as transformações que ela vem sofrendo”, disse Florindo.
        De acordo com Vladimir Vitovsky, o projeto “A Justiça Federal Vai ao Cidadão” normalmente acontece em uma média de 10 a 12 visitas, para orientar a comunidade em casos específicos.
        No encerramento do evento, o mês de agosto foi apontado como uma possível nova data para continuação da iniciativa itinerante. Os novos encontros deverão contar com a participação de parceiros como o INSS, Defensoria Pública da União, Correios e Caixa Econômica Federal (CEF).
 
 
Compartilhar: