A Justiça Federal vai ao Cidadão: Centro de Atendimento Itinerante do TRF2 presta orientação jurídica no Educap, no Complexo do Alemão

Publicado em 21/02/2014

        O juiz federal Vladimir Vitovsky, titular da 9ª Vara Federal de Execução Fiscal da capital fluminense e supervisor do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF), o juiz federal Paulo Alberto Jorge, da 2ª Turma Recursal do Rio de Janeiro, o procurador do INSS, Sérgio Costa, e o defensor público da União, Romeu Fontes, palestraram no dia 19 de novembro para presidentes de associações de moradores e lideranças comunitárias, na sede do Educap (Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção), localizado no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio.
        A aula “Justiça Federal vai ao cidadão” faz parte do projeto do CAIJF, que é vinculado à Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 2ª Região (COJEF) e que visa à realização de ações sociais fora das dependências da Justiça Federal, levando à parcela mais carente da população informações sobre direitos e sobre como usar os serviços do Judiciário federal.
        Na abertura do evento, que contou com aproximadamente 30 pessoas, a fundadora do Educap, Lúcia Cabral, agradeceu à Justiça Federal pela abertura de um importante canal de acesso à informação e aos direitos do cidadão. Em seguida, Vladimir Vitovsky e Paulo Alberto Jorge apresentaram a Justiça Federal para o público, que participou ativamente da exposição, respondendo às perguntas dos magistrados. Durante a apresentação, Vitovsky reiterou a importância da aproximação entre o Poder Público e a população carente, e destacou outras formas de resolução de conflitos, além do processo judicial, como a conciliação e a mediação. Convidados pelo CAIJF, Sérgio Costa e Romeu Fontes falaram sobre o exercício das suas atividades e reiteraram a importância da presença de representantes desses Órgãos nas comunidades carentes.
        Ao final da apresentação, um quadro com o mapa do Complexo do Alemão foi utilizado para identificar, com a ajuda dos participantes, a presença das principais instituições federais na região, como a CEF, o INSS, os Correios, as Forças Armadas, etc. No encerramento do encontro, nova data para continuação dessa ação itinerante foi marcada para o dia 19 de março, para abordar sobre os direitos sociais e previdenciários.
 
Vladimir Vitovsky (de pé, à esquerda) palestra na sede do Educap
 Vladimir Vitovsky (de pé, à esquerda) palestra na sede do Educap
Compartilhar: