AcessaJus em Niterói viabiliza acesso à Justiça e retirada de documentos

Publicado em 04/12/2023

Está acontecendo hoje, 4 de dezembro de 2023, das 9h às 15h, no CIEP 460 Di Cavalcanti, no bairro do Badu, em Niterói, um grande mutirão interinstitucional em prol da cidadania. Intitulado AcessaJus, o mutirão visa proporcionar às comunidades mais necessitadas o acesso gratuito à Justiça e à cadeia documental, assim como a serviços sociais e de proteção social. O evento em Niterói surgiu a partir de uma parceria do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e conta com a participação de 15 instituições públicas estaduais e federais.

Os moradores das comunidades do Cantagalo, Galinha, Sítio de Ferro, Fazendinha, Cocada, Matogrosso e Monan, poderão usufruir de inúmeros serviços, dentre tais, solicitar, sem taxas, 1ª ou 2ª via de RG; retirar ou regularizar CPF de crianças e adultos; 2ª via de certificado de reservista e requerimento de Certidão de Tempo de Serviço Militar; 2ª via de certidões de nascimento; retirar título de eleitor e regularizar situação eleitoral; efetuar registros no CadÚnico; consultar sobre demandas diversas junto ao INSS; solicitar impressão do CNIS; se informar sobre saque do FGTS, PIS, CAIXA TEM (abono salarial, seguro-desemprego e Programa Auxílio Brasil) e Cartão Social.

 

Mutirão interinstitucional AcessaJus em Niterói

 

 

Evento ocorre no CIEP 460 Di Cavalcanti, no bairro do Badu, em Niterói

 

 

Estão sendo favorecidos os moradores das comunidades do Cantagalo, Galinha, Sítio de Ferro, Fazendinha, Cocada, Matogrosso e Monan

 

 

No Procon poderão ser formalizadas reclamações sobre compras de produtos com defeito ou em relação a serviços não prestados. E a Enel estará presente para inscrições em tarifas sociais e negociações com parcelamentos e amortizações de dívidas relativas ao consumo de energia elétrica.

No âmbito judicial, na esfera da Justiça Estadual, poderão ser feitas demandas à Defensoria Pública do Estado visando a regularização de guardas de menores; à transformação de uniões estáveis, entre quaisquer sexos, em casamentos; oficializadas separações através divórcios; solicitadas pensões alimentícias a pais e mães, dentre muitas outras demandas da esfera estadual de justiça.

Na Justiça Federal podem ser feitos, também de forma gratuita, pedidos relativos a benefícios previdenciários ou sociais negados indevidamente, tais como auxílio-doença, aposentadorias e Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS), dentre outras negativas indevidas, assim como ajuizamentos para resolução de litígios com instituições públicas federais. O sistema de peticionamentos não necessita da presença de advogados, entretanto, os usuários deverão apresentar documentos de identificação e, sempre que possível, provas documentais para fundamentar as petições formalizadas à Justiça Federal com o auxílio da equipe do Primeiro Atendimento da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ).

 

Atendimento da Justiça Federal. No centro, a Dra. Márcia Nunes, juíza federal titular da 13ª Vara Federal do Rio de Janeiro, especializada em matéria previdenciária

 

No tocante à Justiça do Trabalho serão possíveis reclamatórias trabalhistas contra empregadores mediante apresentação de identidade, CPF e carteira de trabalho, além dos dados do reclamado (nome, endereço da empresa) e a documentação referente ao que está sendo reivindicado.

A juíza federal responsável pelo Programa de Justiça Federal Itinerante no Estado do Rio de Janeiro, Ana Carolina Vieira de Carvalho, destaca a importância da ação integrada de cidadania. “Mesmo sendo em um único dia o atendimento ao público, tentaremos atender ao máximo de pessoas hoje e, de acordo com a demanda do local, retornaremos o mais breve possível para atender aos que porventura não consigam todos os atendimentos que precisam”. A diretora do CIEP, Carmen Lúcia Mello, lembrou que toda a instituição de ensino está inteiramente colaborativa ao evento “porque somente com o esforço coletivo é que conseguiremos dar passos positivos para que a cidadania se efetive na prática”.

Carmen destacou ainda a ação pedagógica preparatória do AcessaJus, que integra o programa, e que foi desenvolvida na última sexta-feira pelo juiz federal Vladimir Vitovsky com os alunos do nono ano da escola, que se encontram na faixa etária entre 14 e 17 anos. “Foi maravilhoso porque o juiz Vladimir nos surpreendeu ao trabalhar sobre um conto da nossa professora Adriana para abordar os conceitos de justiça e cidadania com os alunos”.

 

O evento surgiu a partir de uma parceria do TRF2 com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e conta com a participação de 15 instituições públicas estaduais e federais

 

A professora de literatura do CIEP, Adriana Bittencourt Guedes, teve o conto “É fome!”, de sua autoria, premiado e publicado na 21ª edição da Feira Literária de Paraty, a Flip 2023, que terminou no último 26 de novembro.

 

 

SERVIÇO:

AcessaJus – Mutirão interinstitucional para populações de baixa renda com atendimentos, encaminhamentos e prestação de serviços essenciais gratuitos à comunidade, mediante retirada de senha no local

Data: 4/12/2023 (segunda-feira)

Horário: 09h às 15h

Público-alvo: moradores das comunidades locais do Cantagalo, Galinha, Sítio de Ferro, Fazendinha, Cocada, Matogrosso e Monan, mediante comprovação de residência

Endereço: CIEP DI CAVALCANTI – Estrada Caetano Monteiro, S/N, Badu, Niterói/RJ

Compartilhar: