Aluisio Gonçalves de Castro Mendes toma posse no TRF2

Publicado em 12/09/2012

        Em uma cerimônia conduzida pela presidente do TRF2, desembargadora federal Maria Helena Cisne, e prestigiada por diversas autoridades e servidores da Casa, o juiz federal Aluísio Gonçalves de Castro Mendes tomou posse na quarta-feira, 12 de setembro, como o mais novo membro do Tribunal. O agora desembargador federal já atuava na segunda instância desde outubro de 2005, convocado para compor o quorum.
         Entre os presentes ao ato, a esposa, sra. Marjorie Mendes, os dois filhos, Carolina e Christian, e o sogro do empossado, sr. Ney Pinto, o vice-presidente do TRF2, desembargador federal Raldenio Costa, o corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal André Fontes, e a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, Cristina Romanó.
        Saudando o novo integrante do TRF2, Maria Helena Cisne afirmou sua honra em recepcionar um colega que sempre se destacou pela combatividade como juiz e pelo empenho com que tem participado dos programas e projetos que visam ao aprimoramento da Justiça Federal: “Aluísio Mendes se notabiliza pela sabedoria, bom senso e conhecimento como magistrado, e também por ser muito participativo, sempre pronto a colaborar e somar para o engrandecimento da nossa instituição”.
        O novo desembargador federal agora faz parte da Quinta Turma Especializada. Na solenidade de posse, ele agradeceu o apoio de sua família, dos seus pares e dos servidores de seu gabinete ao longo de sua jornada pessoal e na magistratura: “Ocupar um assento no Tribunal é um sonho que se materializa. Estou agora entre os exemplos que sempre me inspiraram em meu ofício e, também, em minha formação acadêmica. Quero continuar sempre me esforçando e dando o meu melhor para corresponder aos anseios dos jurisdicionados e às expectativas da Corte”.
        Aluisio Mendes é graduado em Comunicação Social pela PUC-RJ e em Direito pela UERJ. Além disso, é especialista em Direito Processual Civil pela UnB; mestre em Direito pela UFPR; mestre em Direito pela Johann Wolfgang Goethe Universität (Frankfurt am Main, Alemanha); doutor em Direito pela UFPR; e pós-doutor pela Universidade de Regensburg (Alemanha). O magistrado também é professor nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da UERJ e da UNESA.
        O mais novo desembargador do TRF2 também é presidente da Comissão de Processo Civil e diretor do Departamento de Intercâmbio e Difusão da Escola da Magistratura Regional Federal da Segunda Região (EMARF); membro da Comissão de Relações Internacionais da Revista de Processo (RePro), da Comissão de Elaboração do Código Modelo de Processos Coletivos para os países ibero-americanos, do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual, da Associação Teuto-Brasileira de Juristas (Deutsche Brasilianische Juristenvereinigung) e da International Association of Procedural Law (IAPL).
 
Aluisio Mendes entre a esposa, Marjorie Mendes, os filhos Carolina e Christian, e o sogro, Ney Pinto
Aluisio Mendes entre a esposa, Marjorie Mendes, os filhos Carolina e Christian, e o sogro, Ney Pinto
 
Acompanhe essa e outras notícias também pelo Twitter. O endereço é www.twitter.com/trf2imprensa   
Compartilhar: