Aluisio Mendes é eleito para a Vice-Presidência do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual – Região Brasil

Publicado em 22/10/2018

O desembargador federal – presidente da 5ª Turma Especializada do TRF2 – e professor titular de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Estácio de Sá (Unesa) Aluisio Gonçalves de Castro Mendes foi eleito, junto com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Lucon, para a Vice-Presidência do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual – Região Brasil, no dia 18 de outubro de 2018, durante as XXVI Jornadas Ibero-americanas de Direito Processual, em evento conjunto com a Associação Internacional de Direito Processual.

Para a Presidência do Instituto foi escolhido o professor da Universidade de Salamanca (Espanha) Lorenzo M. Bujosa Vadell. O desembargador federal Aluisio Mendes integrou a Coordenação Científica do evento, que ocorreu em Salamanca, no período de 17 a 19 de outubro de 2018, e participou da mesa intitulada “Prueba testifical: protocolos de actuación, medidas de protección, técnicas de interrogatorio y cuestiones específicas de valoración”, que contou com os professores Darci Guimarães (Brasil) e David Bamford (Austrália).

Com sede em Montevidéu, o Instituto Iberoamericano de Direito Processual foi fundado em 1957. Dentre outras realizações, a instituição conduziu os trabalhos de elaboração dos Códigos Modelos para o processo civil e penal, de 1998, que inspiraram reformas realizadas por vários países latino-americanos, assim como de elaboração de um Código Modelo de Processos Coletivos aprovado em 2004.

Compartilhar: