Aluisio Mendes participa de Congresso Internacional de Direito Processual Civil na PGE

Publicado em 25/09/2019

O desembargador federal Aluisio Mendes participou do Congresso Internacional de Direito Processual Civil da Escola Superior de Advocacia Pública do Estado (ESAP/PGE-RJ). O evento aconteceu nos dias 16, 17 e 18/9 e contou com a participação de grandes juristas do cenário nacional e internacional. Além de coordenar o evento, o desembargador também foi um dos palestrantes com o tema A Tutela Coletiva no Direito Comparado.

Na ocasião, o magistrado discorreu sobre os desafios e as perspectivas do processo coletivo no Brasil, ressaltando que, para alcançar a devida legitimidade, este deve ser adequado, atrativo, justo e eficiente. Além disso, destacou o uso de soluções consensuais em processos coletivos.

“O Estado e o Poder Judiciário têm atuado nesse campo das soluções consensuais. Isso é bem necessário, mas nós não podemos perder de vista que elas devem ser estimuladas, anteriormente, na sociedade. O Estado não tem a necessidade de tutelar todas as questões”, ressaltou Aluisio Mendes.

O desembargador também aproveitou alguns minutos da sua palestra para reverenciar o amigo e ex-professor José Carlos Barbosa Moreira, que é o homenageado do evento. Ele salientou que a sua objetividade, profundidade e o conhecimento cultural ultrapassavam todas as barreiras.

“Nós, que fomos alunos e amigos dele, temos o dever de continuar passando adiante todas as grandes lições que o nosso grande mestre nos ensinou”, destacou o magistrado.

Aluisio Mendes é integrante da 5ª Turma Especializada e presidente da 3ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, professor titular de Direito Processual Civil nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-doutor pela Universidade de Regensburg (Alemanha), doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Direito pela Johann Wolfgang Goethe–Universitat (também da Alemanha).

Fonte: Com informações da PGE-RJ