Alunos da Terceira Idade conhecem a Justiça Federal*

Publicado em 17/10/2013

        Foi realizada, na última sexta-feira, dia 11 de outubro, a edição especial do programa Conhecendo a Justiça Federal para idosos. A iniciativa existe desde 2005 e essa foi a quarta participação da terceira idade no programa.
        Os convidados eram estudantes da UnATI, Universidade Aberta da Terceira Idade, ligada à UERJ, e da Univerti, Universidade Aberta da Terceira Idade da UFF.
        Os participantes assistiram a uma palestra com o juiz da 9º Vara de Execução Fiscal, Dr. Vladimir Vitovsky, a uma encenação de caso e também fizeram uma visita ao Centro Cultural Justiça Federal. Segundo o magistrado, os idosos são bem ativos e saem do encontro satisfeitos e conscientes de seus direitos.
        Para Tereza Batista, 80 anos, aluna de inglês do coral da Univerti, é preciso, além de conhecer os seus direitos, exercer a cidadania, sendo uma pessoa íntegra, sabendo se comportar na sociedade. Para ela, é importante conhecer a Justiça, saber lidar com os processos pessoais e ter sucesso neles. Já para Marlene Abreu, 79 anos, aluna de Canto da Univerti, “conhecer a Justiça Federal ajuda a ficar por dentro das coisas do país”.
        O professor de Reflexões sobre o Envelhecimento Humano da UnATI, Wallace Hetmanek, afirmou que é importante esses alunos conhecerem mais o estado onde vivem. “É comum os idosos procurarem seus direitos e eles colocam em prática a cidadania sempre que podem”, disse.
 
10 anos de Estatuto do Idoso
 
        Em 2013, comemora-se 10 anos da criação do Estatuto do Idoso. O documento teve como objetivo regular os direitos assegurados às pessoas, considerando-se a idade cronológica igual ou superior a 60 anos, incluindo os direitos fundamentais e de cidadania, bem como a assistência judiciária. Além de preocupar-se com a execução dos direitos pelas entidades de atendimento que o promovem, o Estatuto também se procupa com sua vigilância e defesa por meio de instituições públicas.
        O Estatuto do Idoso foi sancionado em outubro de 2003. As políticas voltadas para os idosos estão sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
 
*Fonte: Núcleo de Comunicação Social da JFRJ
Compartilhar: