Alunos da Universita degli Studi di Milano-Bicocca conhecem projeto de conciliação do TRF2

Publicado em 26/09/2011

        Um grupo de 16 alunos das graduações em Economia, Ciências Sociais e Direito da Universita degli Studi di Milano-Bicocca, Itália, visitou a sede do TRF2 na sexta-feira, 23 de setembro. Os discentes foram recebidos na Corte por sua presidente, desembargadora federal Maria Helena Cisne, pelo coordenador dos Juizados Especiais Federais e do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região (NMCSC2), desembargador federal Guilherme Calmon, pela juíza titular da 3ª Vara Federal de Execução Fiscal, Fernanda Duarte, e pelo juiz federal Carlos Guilherme Lugones, que atua em auxílio à Presidência do Tribunal desde abril deste ano.
         A programação dos alunos, que realizaram a visita acadêmica sob a orientação do professor Paolo Brusaferri, começou com um percurso pelo prédio histórico do Centro Cultural Justiça Federal, no centro do Rio, que foi sede do Supremo Tribunal Federal de 1909 até 1960. Na parte da tarde, a delegação italiana – cuja viagem faz parte de um programa de intercâmbio firmado entre a Universita degli Studi di Milano-Bicocca e a Universidade Federal Fluminense (UFF) – acompanhou o trabalho realizado pelo NMCS2, que entre os dias 12 e 23 de setembro promoveu a 19ª edição do seu já tradicional mutirão de conciliação com processos referentes ao Sistema Financeiro da Habitação. 
        Na ocasião, o desembargador federal Guilherme Calmon esclareceu dúvidas dos graduandos sobre o sistema judicial brasileiro e, especificamente, sobre a experiência que o TRF2 vem desenvolvendo com a conciliação. Em seguida, o grupo visitou o Plenário do Tribunal e uma sala de julgamentos da Corte.
Os alunos visitaram o Plenário. Sentada, de branco, Maria Helena Cisne
Os alunos visitaram o Plenário. Sentada, de branco, Maria Helena Cisne
Compartilhar: