Alunos do Curso de Formação de Conciliadores Judiciais participam de audiência simulada

Publicado em 17/04/2024

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), por meio da Escola de Mediação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), ministrou aula presencial, no dia 10/4, aos alunos do Curso de Formação de Conciliadores Judiciais.

Sob tutoria de Danielle Carvalho, coordenadora do NPSC2, o encontro propiciou a imersão dos cursistas em mais uma simulação de sessão de conciliação, abordando casos complexos e matérias frequentemente observadas na prática da função. Os alunos, a partir da divisão em grupos, fizeram o papel de autores do processo, prepostos, advogados e conciliadores, vivenciando as nuances da participação de cada uma das partes que compõem uma audiência e como essas interagem na formação do resultado final, utilizando técnicas e ferramentas estudadas na unidade.

Sobre o curso

Iniciado em 29/2 e com previsão de término em 10/5, o Curso de Formação de Conciliadores Judiciais vem abordando temas como: a estruturação da Política Judiciária, os princípios da conciliação e a importância da promoção da paz social. Além disso, os alunos têm acesso a teorias e técnicas reconhecidas no contexto da atuação profissional.

Cabe ressaltar que, no que tange à etapa prática do curso, os participantes já concluíram as fases de observação e de “coconciliação” (auxílio ao conciliador nomeado para a dada sessão), ambas realizadas em audiências reais, sob a supervisão de um conciliador certificado.

Ao término do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de: manejar com eficiência as ferramentas dos métodos não-adversariais de solução de conflitos; e atuar baseados no código de ética dos conciliadores, de modo a agirem como terceiros facilitadores da comunicação nas audiências, promovendo uma verdadeira autocomposição.

 

O encontro aconteceu na Escola de Mediação do TRF2, prédio-sede
Compartilhar: