Aula sobre resíduos sólidos e consumo consciente encerra Jornada sobre Meio Ambiente no TRF2

Publicado em 20/06/2024

Com auditório lotado, a pedagoga Fernanda Peralta, assessora técnica para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, encerrou a segunda edição da Jornada do Meio Ambiente da Justiça Federal da 2ª Região, no dia 20/06, na sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no centro do Rio. As boas-vindas ao público foram dadas por Cláudia Coutinho Gomes, da Coordenadoria de Projetos, Gestão por Processos e Gestão Socioambiental (Cogesa) do TRF2.

Na aula, assistida por 180 pessoas, 46 delas por videoconferência, Fernanda falou como gerir os resíduos sólidos e o impacto deles nas nossas vidas e no planeta. Na conversa com os participantes – a maioria deles terceirizados – a professora elogiou o TRF2, “que vem fazendo um trabalho de muita qualidade na separação de materiais recicláveis”, disse. Na palestra, explicou o processo de políticas públicas. “São fases que temos que cumprir, desde a ideia, passando pela formulação, até a implementação, avaliada no final do processo”, ensinou.

 

Fernanda Peralta

 

Durante 45 minutos, Fernanda Peralta lembrou que a proteção na natureza está em nossas mãos. “A crise socioambiental atinge todos os países do mundo. Tem que haver uma mudança de comportamento. Antes de tudo, precisamos olhar para o nosso próprio lixo”, enfatizou. A professora acredita que essa crise é de todos. “Todos somos responsáveis, órgãos de governo e sociedade”, afirmou.

 

Auditório do TRF2

 

Além de exibir vídeos com o alerta sobre a poluição dos mares e os riscos que isso pode trazer, Fernando Peralta disse ainda que a sustentabilidade passa por um consumo consciente. Só assim, acredita a professora, pode-se diminuir o impacto de resíduos no meio ambiente.

 

Equipe da Coordenadoria de Projetos, Gestão por Processos e Gestão Socioambiental (Cogesa)
Compartilhar: