Biblioteca do TRF2 é a primeira da área jurídica no Brasil com recursos de acessibilidade

Publicado em 08/08/2013

        Entre outras características, as sociedades consideradas inclusivas respeitam as diferenças entre as pessoas, articulando ações voltadas para a acessibilidade com as que tratam da promoção da qualidade de vida para todos. Com essa certeza em mente, a biblioteca do TRF2, que conta com acervo de mais de 60 mil volumes entre livros, folhetos, periódicos e outras publicações, tem desenvolvido vários projetos para que pessoas com deficiência tenham garantido o direito de usá-lo com a mesma facilidade conferida ao resto dos cidadãos.
        Para surdos, por exemplo, o espaço oferece atendimento básico em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, disponibiliza instrumentos como o Poet Compact, um aparelho que transforma textos impressos em arquivo na extensão “.txt” e em áudio. Com isso, se quiser, o usuário pode transformar um livro em mp3 e salvar em seu pen drive, para ouvir em casa. Atualmente, o Tribunal conta com duas unidades.
        Outro exemplo é o programa de computador Windows Eyes, que literalmente “fala” para o usuário todas as ações que ele estiver executando no PC. Por exemplo, quando o operador clica no menu “iniciar” do Windows, o programa pronuncia, pelas caixas acústicas, a palavra correspondente. Além do Windows Eyes, a biblioteca também conta com outros programas leitores de tela como: NVDA, Jaws, Dosvox e Zoom Text.
        Há, ainda, o My Reader, equipamento que amplia as letras e imagens impressas e oferece opções de cor para fundo e letras, a fim de atender às variadas necessidades de pessoas com baixa acuidade visual. Vale também lembrar os dois aparelhos leitores em Braille, a impressora em Braille, um folheador de páginas, os headphones especiais e alguns outros itens, todos disponíveis para o público. Basta ligar e agendar a visita.
        E as iniciativas não param por aí. A biblioteca também conta com perfil no Facebook (Biblioteca Acessível TRF RJ) e com um blog de livros gratuitos para que todos, de casa ou de onde estiverem, possam baixar publicações gratuitamente. Outra campanha promovida pela biblioteca da Corte é a que estimula a doação e troca de livros denominada “Estante Livre”. O sistema é muito simples: o usuário troca um livro por outro, sem qualquer burocracia.
        Vale destacar que a biblioteca do TRF2 não conta, em seu acervo, exclusivamente com material especializado, como explica a diretora do órgão, Débora Cordeiro: “Somos uma biblioteca pública e, como tal, trabalhamos pelo direito à cultura, informação e inclusão social, que é dever do poder público prover, independente de qual seja sua atividade principal”, afirmou.
        A Biblioteca Jurídica Acessível do Tribunal Regional Federal da Segunda Região está localizada na sede da Corte (Rua Acre 80, 8º andar, centro do Rio) e funciona de segunda à sexta, das 12h às 17h.
Telefone:(21) 3216-8823
 
 
Compartilhar: