CCJF e Centro de Estudos Brasil-EUA promovem ciclo de palestras e júri simulado sobre Direito Comparado e Patentes

Publicado em 13/07/2009

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o recém-criado Centro de Estudos Brasil-EUA – em parceria com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), com o Consulado Geral dos EUA-RJ e com a George Washington University Law School – realizará nos dias 16 e 17 de julho, na Sala de Sessões do CCJF (av. Rio Branco nº 241, Cinelândia), ciclo de palestras e júri simulado sobre o tema “Direito Comparado e Patentes”.
        No dia 16 de julho, a abertura do evento, às 14h, ficará a cargo do Diretor-Geral do CCJF, desembargador federal André Fontes, da Diretora-Geral da Emarf, desembargadora federal Maria Helena Cisne, da Presidente da 2ª Turma Especializada do TRF2, desembargadora federal Liliane Roriz, e do Cônsul para Assuntos de Imprensa, Educação e Cultura dos EUA no Brasil, Erik Holm-Olsen.
        Em seguida, às 14h30min, a professora Susan Karamanian, da George Washington University Law School, falará sobre “Comparative Law”.  Às 15h45min, será a vez do Juiz Randall Rader, da US Court of Appeals for the Federal Circuit, abordar o tema “Biotech Patents”. Por fim, encerrando o primeiro dia do evento, às 17h, o professor John Thomas, da Georgetown University Law School, palestrará sobre “Patentable Subject Matter”.
        Já no dia 17 de julho, às 9h às 13h, será apresentado um Júri Simulado sobre o tema “Atividade Inventiva em Patente Farmacêutica”. Na ocasião, a presidência do Júri ficará a cargo do Juiz Randall Rader. A advogada de acusação será a professora Susan Karamanian. Já o advogado de defesa será o professor John Thomas. Doze jurados serão selecionados na hora do Júri Simulado entre o público participante.
        O evento será aberto ao público, contará com tradução simultânea, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio dia 16 de julho, uma hora antes da abertura do encontro. Aos estudantes de direito serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Maiores informações podem ser obtidas pela internet: www.ccjf.trf2.gov.br ou pelo telefone (021) 3261-2550.
        O Júri Simulado do dia 17 de julho integra o cronograma de 2009 do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização (CAE) para magistrados federais da 2ª Região. O evento também conta com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).

Compartilhar: