CCJF e Emarf apresentam mesa-redonda sobre “Diálogos Globais: Ética e Direitos Humanos”

Publicado em 12/06/2013

        O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e a Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) – em parceria com o Carnegie Council for Ethics in International Affairs, com a Mercer University e com a Universidade Estácio de Sá (Unesa) – apresentarão, entre os dias 17 e 21 de junho, no cinema do CCJF (Av. Rio Branco 241, centro do Rio) e na Unesa (Campus do Ed. Menezes Côrtes 15º andar, centro do Rio), mesa-redonda sobre “Diálogos Globais: Ética e Direitos Humanos”. O evento propõe um diálogo sobre temas de relevância global: corrupção e credibilidade pública, meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade. O encontro integra a programação da visita da delegação do Carnegie Council for Ethics in International Affairs ao Brasil que tem Michael Ignatieff como seu presidente.
        Abrindo a programação, no dia 17 de junho, no CCJF, das 10h às 12h, haverá mesa-redonda sobre “Credibilidade Pública, Corrupção e Conflito” com Roberto Kant de Lima (INCT-InEAC), Michel Misse (UFRJ) e Gláucia Mouzinho (INCT-InEAC). A moderação ficará a cargo da juíza federal Fernanda Duarte (SJRJ).
        Na parte da tarde, a partir das 14h, ainda no CCJF, o desembargador federal do TRF2 Abel Gomes, o juiz federal Odilon Romano Neto, o Procurador da República Arthur Gueiros, o deputado federal Jean Wyllys e o desembargador federal do TRF2 Aluísio Mendes participarão da mesa-redonda “Fortalecendo a Credibilidade Pública: Desafios Institucionais”. Na ocasião, o juiz federal Rafael Iorio será o moderador.
        No dia seguinte, 18 de junho, no Campus Menezes Cortes (Unesa), das 10h às 12h, será a vez da mesa-redonda “Fortalecendo a Credibilidade Pública, a Democracia e a Sociedade Civil”, com os seguintes participantes: Transparência Brasil, Rio de Paz, Instituto de Fiscalização e Controle, Meu Rio e Junior Achievment. O moderador será Delton Meirelles (UFF).
        Já na manhã do dia 19 de junho, no cinema do CCJF, a partir das 10h, Adriana Cruz (juíza federal), Ronaldo Lobão (INCT-InEAC), Rodrigo Mascarenhas (Procurador do Estado do Rio de Janeiro) e Nilton César Flores (Unesa), com a moderação de Fábio Correa de Souza Oliveira (PPGD/UNE), participarão da mesa-redonda “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento”.
        Na parte da tarde, das 14h às 15h30min, ainda no CCJF, será apresentada a mesa-redonda “Meio Ambiente e Desenvolvimento”. Na ocasião, Rodrigo Mesquita (Advogado), Fernanda Cubiaco (Associação Brasileira do Lixo Marinho – ABLM) e Jorge Rios (Associação Sanitária de Engenharia Ambiental – Cefet/RJ) abordarão a questão. A moderação ficará a cargo de Carlos Alberto Lima de Almeida (Unesa).
        No dia 21 de junho, sexta-feira, na Unesa (Campus Menezes Cortes), às 15h, haverá encontro entre os professores da Unesa, a delegação da Carnegie Council e Michael Ignatieff. Em seguida, às 17h, haverá palestra de encerramento do encontro: “A Ética da Globalização e a Globalização da Ética”.
        A coordenação científica do evento está a cargo da juíza federal Fernanda Duarte (SJRJ), do juiz federal Rafael Mario Iorio Filho (SJRJ), de Carlos Alberto Lima de Almeida (Unesa) e de David Ritchie (Carnegie Council/Mercer University).
 
Inscrições
 
        O encontro será aberto ao público e as inscrições são gratuitas e feitas no local. Aos estudantes de direito serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e aos servidores do TRF2 e da SJRJ serão concedidas horas de capacitação. Maiores informações podem ser obtidas pela internet: www.ccjf.trf2.jus.br ou pelo telefone (021) 3261-2550.
        A mesa-redonda sobre “Diálogos Globais: Ética e Direitos Humanos” conta com o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC/UFF), do Laboratório Fluminense de Estudos Processuais (LAFEP/UFF), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).
Compartilhar: