CCJF e UNIFA abrem Ciclo de Cooperação Cultural com palestra sobre Direito Aeroespacial*

Publicado em 21/08/2017

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e a Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizaram, no dia 15 de agosto, nas dependências do CCJF, no centro do Rio, a palestra “Direito Aeroespacial”, ministrada pelo coronel e professor Paulo Roberto Batista, pós-doutorando na Universidade de Harvard/EUA.

Este evento marcou a abertura do Ciclo de Cooperação Cultural CCJF-UNIFA, cujos objetivos são o intercâmbio de ideias, a discussão de temas relevantes na área cultural e científica e a troca de experiências para a solução de problema comuns entre as instituições.

O Ciclo também faz parte de uma série de iniciativas da nova gestão do CCJF, cujo diretor geral é o desembargador federal do TRF2 Reis Friede, que pretende aproximar ainda mais a Justiça Federal da população e das instituições de ensino.

Abrindo o evento, a diretora executiva do CCJF Maria Geralda de Miranda agradeceu a presença de todos e chamou o reitor da UNIFA, brigadeiro Arnaldo Augusto do Amaral, que elogiou a iniciativa e manifestou júbilo pela parceria entre a universidade e o CCJF. Após, apresentou o palestrante, com destaque para alguns itens de seu extenso currículo nacional e internacional.

Na palestra, o coronel tratou principalmente das questões internacionais controversas sobre o Direito Aeroespacial à luz da Constituição brasileira. Fez um resumo da história das atividades aeronáuticas e espaciais, discorreu sobre a legislação internacional espacial, citou o que diz a legislação brasileira sobre o assunto e também explicou como está o programa espacial brasileiro.

Coronel Paulo Roberto Batista
Coronel Paulo Roberto Batista

 

Na plateia, além de oficiais das Forças Armadas, também estiveram presentes juízes, promotores, advogados, estudantes e outros interessados no tema. Segundo o brigadeiro Arnaldo Augusto, já estão programados outros eventos para os meses vindouros, entre eles uma exposição sobre Santos Dumont e um recital de piano mostrando as principais obras do advento do nacionalismo na música clássica brasileira.

*Fonte: CCJF

Compartilhar: