CCJF inaugura exposição permanente sobre maior símbolo da magistratura

Publicado em 19/08/2010

         A partir do sábado, 21 de agosto, os visitantes do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no centro do Rio de Janeiro, vão poder conhecer um pouco mais da história e conferir alguns modelos do que é talvez o maior ícone da magistratura. Na data, estará aberta ao público a Galeria das Togas, uma exposição permanente que poderá ser vista de terça-feira a domingo, do meio-dia às 19 horas na sala vip que fica no primeiro andar do CCJF (Avenida Rio Branco,  241, Cinelândia).
          A mostra traz um breve histórico da origem e evolução do uso da vestimenta obrigatória dos magistrados, durante as audiências e sessões de julgamento. Totalmente interativa, a exposição conta com depoimentos colhidos em vídeo sobre o porquê de o uso das togas ter sobrevivido ao passar dos anos independentemente das críticas de que já foi alvo. Nele, o visitante poderá conhecer a opinião de magistrados ilustres, como os ministros Moreira Alves, Célio Borja, Evandro Gueiros, Octávio Gallotti e dos desembargadores Dóris Castro Neves e Semy Glanz.
          Cada depoente aparece em imagens tridimensionais e o conteúdo escrito pode ser lido em português, inglês e espanhol: “A exposição utiliza-se da imagem e da interatividade características de nosso tempo para mostrar uma instituição mais conhecida por suas atitudes do que por seus componentes”, afirma o diretor-geral do CCJF, desembargador federal André Fontes.

web-pano

Compartilhar: