CCJF promove mesa redonda para discutir a “Síria Contemporânea, Refugiados do Conflito Sírio e a Política de Refúgio no Brasil”

Publicado em 20/06/2016

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apresentarão no dia 28 de junho, terça-feira, no cinema do CCJF (av. Rio Branco nº 241, Cinelândia), às 18h, mesa redonda sobre a “Síria Contemporânea, Refugiados do Conflito Sírio e a Política de Refúgio no Brasil”, sob a coordenação de Charles Gomes (Pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa e chefe do Centro de Estudos em Direito e Política de imigração e Refúgio CEDPIR/FCRB).

Desde o seu início, em 2011, o conflito na Síria já deslocou milhares de pessoas, tanto no interior da própria Síria como para fora do país. Estima-se que 6,5 milhões de pessoas foram e estão deslocadas no interior da Síria e que o número de refugiados atinge mais de 4 milhões. A partir do segundo semestre de 2014, os sírios tornaram-se a principal nacionalidade de refugiados que vivem no Brasil. O encontro pretende contextualizar o conflito na Síria, identificando seus principais atores políticos, e abordar a questão dos refugiados do conflito sírio em nosso país, analisando a política de refúgio brasileira.

Na ocasião, Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (Professor da UFF e coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio – NEOM/UFF); Mirian Alves de Souza (Professora da UFF, pesquisadora do NEOM e INEAC/UFF e bolsista de Pós-doutorado CEDPIR/FCRB) e Gisele Fonseca Chagas (Professora da UFF e pesquisadora do NEOM/UFF) abordarão as questões.

O encontro será aberto ao público e as inscrições são gratuitas e feitas no local. Maiores informações podem ser obtidas pela internet: www.ccjf.trf2.jus.br ou pelo telefone (021) 3261-2550.

Compartilhar: