CCJF realiza evento sobre seus 20 anos de história no Dia da Memória do Poder Judiciário

Publicado em 08/05/2021

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) também participa das celebrações do Dia da Memória do Poder Judiciário com uma série de “bate-papos”, na forma de webinários, com palestras e discussões sobre a função da memória institucional – na qual se inclui a memória do prédio, a antiga sede do Supremo Tribunal Federal -, as parcerias ao longo dos 20 anos, a produção cultural durante a pandemia e as perspectivas para o futuro.

O Dia da Memória do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que definiu o  10 de maio como a data de celebração do patrimônio cultural construído pela Justiça, desde o Brasil Colônia.

Confira a programação do evento:

10 de maio

16h

Bate-papo

Produtores parceiros do CCJF: memórias e perspectivas

Link: https://trf2-jus-br.zoom.us/j/89242969438

Marcos Lucas  (músico, membro do grupo Prelúdio 21)

Milton Guran (fotógrafo, coordenador do FotoRio)​​

Antonio Leal (diretor dos festivais Cinefoot e Cineesporte)

Mediação: Elaine Pauvolid Hamburger (diretora da Divisão de Cultura do CCJF)

Duração: 60 min

 

17h30

Bate-papo

A primeira peça encenada no teatro do CCJF, “Os olhos verdes do ciúme”

Link: https://trf2-jus-br.zoom.us/j/86736930066

Caio de Andrade (dramaturgo e diretor)

Larissa Bracher (produtora e atriz)

Mediação: Elaine Pauvolid Hamburger (diretora da Divisão de Cultura do CCJF)

Duração:60 min

 

11 de maio

17h30

Visita Orientada on-line

Da justiça à arte:   o prédio do CCJF, da sua construção aos dias atuais

Link: https://trf2-jus-br.zoom.us/j/84157712230

Andreia Garcia (chefe do setor Educativo CCJF)

Wanderley Lengruber (setor Educativo CCJF)

Duração: 40 min

 

12 de maio

17h30

Palestra e debate

O Prédio do CCJF e sua história

Link: https://trf2-jus-br.zoom.us/j/86778406714

Mariza Assumpção (arquiteta – participou das obras de restauro do prédio para abrigar o CCJF)

Izabela Xantre Fraga de Pinho (chefe do Setor de Engenharia, Arquitetura e Infraestrutura Predial)

Duração: 40 min

 

13 de maio

17h30

Palestra e debate

A biblioteca do CCJF e suas funções de Memória

Link: https://trf2-jus-br.zoom.us/j/86398325156

Klara Freire (chefe do setor da Biblioteca do CCJF)

Katia Leal (bibliotecária)

Sobre os convidados:

 

Antonio Leal

Diretor-Geral do Festival de Cinema de Futebol (CINEfoot) e do Festival de Cinema de Esportes (CINEESPORTE). Membro da Federação Internacional de Cinema, Televisão e Sports / Milão (FICTS). Presidente do Fórum dos Festivais, Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema.

 

Milton Guran

Doutor em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Marselha, França. Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UNB). Fotógrafo e antropólogo. Coordenador do FotoRio e pesquisador do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI), da Universidade Federal Fluminense (UFF).


Marisa Assumpção

Arquiteta. Sua experiência é pautada em projetos de restauração arquitetônica e elementos artísticos. Fez parte da equipe do projeto e obra de restauração da antiga sede do Supremo Tribunal Federal no Rio de Janeiro para a sede do Centro Cultural Justiça Federal, onde atuou na pesquisa histórica, na especificação e detalhamento do projeto artístico e arquitetônico e executou, com equipe própria, o restauro do Salão de Sessões do CCJF.

 

Marcos Lucas 

Doutor em Composição Musical pela University of Manchester, com obras apresentadas no Brasil e no exterior. Tem premiações no Franz Liszt Composition Competition, Itália. Dentre suas produções, destacam-se duas óperas, “O Pescador e Sua Alma”, com mais de 30 récitas entre os CCBB´s de Brasília e Rio de Janeiro e no Teatro Santa Isabel de Recife, e  “Stefan and Lotte in Paradise”, com estreia no Media City UK/BBC, na Inglaterra. Professor da UNIRIO, onde dirigiu o ensemble GNU. Membro do grupo de compositores Prelúdio 21 desde 1998. Compositor visitante em universidades no Brasil e no exterior, como na prestigiosa Jacobs School of Music de Indiana University (EUA).


Caio de Andrade

Graduado em Jornalismo pelo Centro Unificado Profissional (CUP). Dramaturgo, diretor, produtor e roteirista. Possui formação em renomados cursos da área teatral. Trabalhou na TV Manchete, supervisionando a criação de textos para ações de merchandising em novelas e minisséries.


Larissa Bracher

Graduada em Artes Cênicas e Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, MG, com atuação em teatro, cinema e TV, com quase 30 anos de carreira. Preparadora de elenco pelo BCI (Behavioral Coaching Institute). Master em PNL (programação neurolinguística). Hipnoterapeuta Ericksoniana. Apresentadora dos programas “Aquarelas Brasileiras”, na TVE, “Um Certo Olhar Francês”, Canal Brasil e “Desafio Brasil Fashion”, Canal Arte 1. Premiações como “Melhor Atriz” pelos filmes “A antropóloga“ e “Filhos de Nelson” nos festivais de Recife, Miami, Tiradentes e Blumenau.


Kátia Leal

Graduada em Biblioteconomia pela UNIRIO. Atuou como estagiária na Biblioteca Procurador Clovis Paulo da Rocha, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e na Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal. Bibliotecária escolar do Colégio Marista São José, na Barra da Tijuca, RJ.

Organização: Centro Cultural Justiça Federal

Diretora-Geral: Desembargadora Federal Simone Schreiber

Compartilhar: