CCJF sediará lançamento de livro sobre depressão no ambiente de trabalho

Publicado em 10/03/2016

No dia 17 de março, das 18h às 21h, o CCJF sediará o lançamento do livro “A Depressão no Ambiente de Trabalho: prevenção e gestão de pessoas – um estudo sobre as empresas contemporâneas à luz do Judiciário Federal”. A obra tem prefácio do juiz federal Willian Douglas e é resultado de 18 anos de trabalho e da experiência dos cursos sobre o tema que vêm sendo ministrados desde de 2011 na Justiça Federal da 2ª Região.

“O livro é uma confluência do pesquisador, do clínico e do psicólogo do trabalho”, explica o autor do livro, Bruno Farah, que é psicólogo do TRF2.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 20% da população mundial sofrem de depressão, o que ocasiona um grande número de afastamentos laborais, com a perspectiva de, em 2020, esta ser a maior causa de licenças do trabalho.

Os cursos sobre depressão no ambiente de trabalho têm contado com o apoio do Tribunal: “Espero que este seja o começo de um olhar para o problema. Nós da Divisão de Atenção à Saúde do TRF2, que estamos na linha de frente, recebemos toda essa demanda quando o problema já está instaurado, ou seja, o paciente já está com o quadro avançado de depressão. Nessa fase, não temos mais como agir, sendo muito triste e custoso estar nesse front. Diante disso, espero que o livro e os cursos oferecidos possam levar o Judiciário brasileiro a pensar em outras alternativas para prevenção e tratamento da doença”, pontua o servidor Bruno Farah.

Compartilhar: